Bessa Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil. Laerte Bessa

Conselho de Ética da Câmara abre processo de cassação contra Laerte Bessa

Publicado em CB.Poder

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu processo de cassação contra o deputado Laerte Bessa (DF-PR). O presidente do colegiado, Elmar Nascimento (DEM-BA), instaurou o procedimento nesta quarta-feira (4/07), por conta de acusações de que Bessa teria agredido com xingamentos e um soco um assessor do governador Rodrigo Rollemberg, durante uma sessão realizada em maio para discutir a destinação de recursos do Fundo Constitucional do DF. A assessoria de imprensa de Bessa informou que o parlamentar não vai se pronunciar sobre o caso.

 

O relator do processo por quebra de decoro será escolhido na semana que vem e ficará responsável por elaborar um parecer preliminar sobre o caso. Se houver posicionamento em prol da abertura de processo e se o relatório for aprovado pelo Conselho de Ética, Laerte Bessa terá prazo para apresentar defesa.

 

A confusão que levou à abertura de um processo de cassação contra Laerte Bessa ocorreu na Comissão Mista do Congresso Nacional criada para debater a Medida Provisória 821, que trata da criação do Ministério da Segurança Pública. Em meio às discussões sobre destinações de recursos do Fundo Constitucional do DF, Laerte Bessa agrediu o subsecretário de Articulação Federal da Casa Civil, Edvaldo Dias da Silva.

 

Segundo os relatos, Bessa rasgou um relatório preparado pelo GDF sobre a divisão dos recursos para saúde, segurança e educação e deu um soco no peito do assessor de Rollemberg. Edvaldo registrou ocorrência na Polícia Legislativa do Senado e o PSB entrou com a representação contra o parlamentar do PR.