Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF
Depois de um discurso contundente na tribuna da Câmara dos Deputados sobre as denúncias investigadas na Operação Compliance Zero, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou um requerimento nesta tarde (18/11) para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as supostas fraudes financeiras ocorridas na relação entre o Banco Master e o BRB.
Rollemberg já começou a recolher as 171 assinaturas necessárias para a abertura da investigação. No requerimento, Rollemberg — que é ex-governador do Distrito Federal — afirma: “A gravidade e a complexidade do caso exigem uma investigação que ultrapasse os limites da esfera penal individual, atingindo diretamente o interesse público e a ordem econômica e social. Conforme preceitua a Constituição Federal, é dever precípuo do Congresso Nacional fiscalizar e investigar fatos de grande relevância. Neste contexto, a elucidação do caso impõe a abertura imediata da CPI do Banco Master”.
No começo da tarde, Rollemberg fez um discurso em que apontou as operações do Banco Master e BRB como “o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, provavelmente do mundo”.
Segundo o deputado do PSB, a investigação da Polícia Federal (PF) apontou que Banco Master e BRB fabricaram contratos para justificar desvios de R$ 12,2 bilhões.
Rollemberg ressaltou que a Operação foi deflagrada justamente no dia em que o Projeto Antifacção seria votado na Câmara. “Se isso não é crime organizado, o que é crime organizado?”, questionou. Adversário de Ibaneis, o deputado chegou a defender a prisão do governador do Distrito Federal.
Na Câmara Legislativa, sete deputados distritais defendem também a instalação de uma CPI, em âmbito local, para apurar a relação entre o BRB e o Master.
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…