Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF
Depois de um discurso contundente na tribuna da Câmara dos Deputados sobre as denúncias investigadas na Operação Compliance Zero, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou um requerimento nesta tarde (18/11) para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as supostas fraudes financeiras ocorridas na relação entre o Banco Master e o BRB.
Rollemberg já começou a recolher as 171 assinaturas necessárias para a abertura da investigação. No requerimento, Rollemberg — que é ex-governador do Distrito Federal — afirma: “A gravidade e a complexidade do caso exigem uma investigação que ultrapasse os limites da esfera penal individual, atingindo diretamente o interesse público e a ordem econômica e social. Conforme preceitua a Constituição Federal, é dever precípuo do Congresso Nacional fiscalizar e investigar fatos de grande relevância. Neste contexto, a elucidação do caso impõe a abertura imediata da CPI do Banco Master”.
No começo da tarde, Rollemberg fez um discurso em que apontou as operações do Banco Master e BRB como “o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, provavelmente do mundo”.
Segundo o deputado do PSB, a investigação da Polícia Federal (PF) apontou que Banco Master e BRB fabricaram contratos para justificar desvios de R$ 12,2 bilhões.
Rollemberg ressaltou que a Operação foi deflagrada justamente no dia em que o Projeto Antifacção seria votado na Câmara. “Se isso não é crime organizado, o que é crime organizado?”, questionou. Adversário de Ibaneis, o deputado chegou a defender a prisão do governador do Distrito Federal.
Na Câmara Legislativa, sete deputados distritais defendem também a instalação de uma CPI, em âmbito local, para apurar a relação entre o BRB e o Master.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…
ANA MARIA CAMPOS A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois votos para…