ANA VIRIATO
O Executivo local sofreu, nesta quarta-feira (7/12), uma dupla derrota na Câmara Legislativa. A Comissão Especial para exame de Proposta à Lei Orgânica (Cepelo) aprovou projeto cujo texto veta a gestão ou prestação de serviços de organizações sociais (OSs) no setor de saúde pública do Distrito Federal. Caso aprovada, a emenda entra em vigor em 60 dias após a promulgação no Diário Oficial do Distrito Federal. A admissão do texto em plenário minaria os planos do Palácio do Buriti, que pretende contratar organizações para a gestão de unidades de saúde no DF.
Ricardo Vale (PT) afirmou que uma decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber configurou-se como ponto crucial para a aprovação do projeto na comissão, nesta quarta-feira. O referido documento, que anulou um edital de 2012 que permitia que as OSs administrassem as UTIs em unidades semi-intensivas de hospitais do Rio de Janeiro, afirma que o gerenciamento das organizações sociais feria o artigo 196 da Constituição Federal, que estabelece: “a saúde é dever do estado e direito de todos”.
O petista, então, ressaltou que “a aprovação é uma vitória da Câmara, já que o governo insiste na premissa de que as OSs são a chave para a resolução dos problemas da saúde pública. Entretanto, a prática mostra o contrário. Os estados que trabalham com organizações sociais na saúde apresentam vários problemas de ordem gerencial, como a corrupção”. Na comissão, aprovou-se a proposta com os votos favoráveis de Ricardo, Robério Negreiros (PSDB) e Cristiano Araújo (PSD), além da abstenção de Reginal Veras (PDT).
Mais cedo, às 10h, o PT já havia atrapalhado as projeções do GDF. A aprovação do projeto de lei oriundo do Executivo local que admite a instauração de organizações sociais em diversas vertentes do setor público, foi adiada, após Wasny De Roure pedir vista do processo. O parlamentar argumentou que não pôde analisar o novo relatório divulgado ontem, que retirava 12 emendas propostas por Rafael Prudente (PMDB) e incluía outras propostas.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…