Escolhido por sorteio, o advogado Leonardo Ranña, conselheiro da OAB-DF, será o relator das representações de autoria do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que pedem a cassação da carteira de advogado do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. O caso será analisado no Tribunal de Ética da entidade e corre sob sigilo.
Janot terá oportunidade de apresentar defesa, obviamente, e até poderá participar de uma audiência para esclarecer as declarações que deu à imprensa sobre a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes na antessala do STF. Advogado de contencioso cível, criminal e empresarial, Ranña é conselheiro da administração de Délio Lins e Silva Júnior e presidente da 2ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-DF. A primeira medida será a análise da suspensão cautelar do registro de Janot como advogado. Tudo passa pelo pleno do Tribunal de Ética.
As críticas do superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, à senadora Leila Barros (PSB-DF) pegaram o grupo político de surpresa. Valdir considerou demagogia declarações de Leila sobre financiamentos públicos de campanha, quando ela teve apoio forte do partido na disputa ao Senado. Valdir é irmão do ex-deputado Chico Leite, que integrou a chapa de Rollemberg e Leila, mas perdeu e reclamou da estrutura dedicada à candidata. Valdir garante que falou com isenção: “Isso é política barata e oportunismo. Não combina com os dias de hoje”.
A Justiça de São Paulo cedeu ao Corpo de Bombeiros do DF um helicóptero apreendido pela Polícia Federal em abril deste ano com 500 quilos de cocaína. A aeronave, que era utilizada para o tráfico de drogas, agora integra a frota de salvamento da corporação. O DF disputou o helicóptero com 10 estados.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Eleitoral de Minas Gerais como líder de esquema de candidaturas de fachada para desvios de recursos no PSL de Minas Gerais durante a campanha de 2018. Por enquanto, continua no governo.
“Nossas pesquisas indicam que mais de 80% dos pais gostariam que os filhos estudassem numa escola cívico-militar, e eu convido a todos os pais a irem conhecer uma escola perto da sua casa. Vocês vão ficar encantados. O desempenho escolar chega a ser 70% superior a uma escola padrão normal”
Ministro da Educação, Abraham Weintraub
“Investir R$ 54 milhões em escolas militares, sem nenhuma evidência que de fato elas melhorem a qualidade do ensino público, não faz o menor sentido. Isso só mostra que o governo quer impor sua ideologia a qualquer custo.”
Deputada Tábata Amaral (PDT-SP)
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…