2019. Crédito: Daniel Santos/Terracap. Gilberto Occhi, presidente da Terracap. 2019. Crédito: Daniel Santos/Terracap. Gilberto Occhi

Com troca de comando na Terracap, Ibaneis acena para escolhas pessoais

Publicado em Coluna Brasília-DF

A troca no comando da Terracap, ocorrida na véspera do Natal, é mais um movimento do governador Ibaneis Rocha (MDB) para manter em cargos estratégicos pessoas de sua confiança e não nomes do mundo político. Sai Gilberto Occhi (foto), ex-ministro da Saúde, da Integração Nacional, das Cidades. Entra o engenheiro Izídio Santos, que acompanha Ibaneis há mais de 20 anos em todas as obras realizadas pelo governador, vai assumir a presidência da Terracap. Luciano Carvalho de Oliveira, que era diretor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), assume a Secretaria de Obras. Na semana passada, Ibaneis fez movimento semelhante na Cultura, Trocou Adão Cândido, uma indicação do Cidadania, pelo jornalista Bartolomeu Rodrigues, um amigo e assessor desde a OAB-DF.

Balançou e caiu

Gilberto Occhi já vinha balançando há um bom tempo. Ele não conseguiu focar suas ações na agenda do governo. Nunca foi um bom interlocutor com Ibaneis, numa área estratégica.

Falta de diálogo

A operação do Exército, Força Nacional e Gabinete de Segurança Institucional na penitenciária federal de segurança máxima em Brasília, na semana passada, mostrou a falta de diálogo na área de segurança entre os governos local e federal. A Secretaria de Segurança Pública do DF não foi consultada ou mesmo avisada oficialmente de que haveria uma ação em torno da vigilância para evitar fuga do líder do PCC, Marcos Camacho, o Marcola. O afastamento ocorreu principalmente pelas críticas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do governador Ibaneis Rocha pela transferência do criminoso para a capital. O problema é que, fora do presídio, a investigação sobre qualquer crime relacionado a Marcola, inclusive um plano de resgate, cabe à Polícia Civil do DF. Mas um trabalho conjunto seria fundamental.

Mais Rollembergs a caminho

A família Rollemberg vai crescer ainda mais em 2020. Três netas de Dona Teresa esperam bebês para o próximo ano, Clarissa, filha de Teresa Cristina, a nona filha, Luciana, de Carmem Teresa, a quarta, e Rafaela, de Maria Edith, a terceira dos 15 filhos. Com esses que estão a caminho, serão 42 netos e 39 bisnetos, além dos agregados. A matriarca segue firme reunindo uma família grande e unida.