ALEXANDRE DE PAULA
Entre faixas, bandeiras, placas e cabos eleitorais das quatro chapas concorrentes, advogados movimentam, nesta quinta-feira (29/11), o Centro de Convenções Ulysses Guimarães para a escolha do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) pelo próximo triênio. O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), ex-presidente da Ordem, chegou por volta das 13h ao local para votar e permaneceu pedindo apoio para o candidato Jacques Veloso por mais de 1 hora.
Quatro grupos disputam o comando da OAB-DF. A chapa “Quem sabe faz a Ordem”, liderada pelo atual secretário-geral Jacques Veloso; a “Independência na Ordem”, presidida por Délio Lins e Silva Junior; a “Somos Todos OAB”, encabeçada por Max Telesca; e a “Ordem Democrática”, liderada por Renata Amaral.
O clima até o início da tarde era tranquilo. Apesar da empolgação de cabos eleitorais, que, lado a lado, abordavam os advogados para pedir voto, não houve registro de confusões. Contudo, o clima esquentou por volta das 15h, momento em que apoiadores de Jacques Veloso e Délio Lins começaram a se provocar aos gritos. O confronto aumentou quando Ibaneis foi entrevistado por uma equipe de televisão. “Independência”, gritavam apoiadores de Délio. O governador eleito ignorou a provocações e manteve a fala.
O atual presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, celebrou a tranquilidade, em geral, da votação e a participação de eleitores. “Estou orgulhoso da logística que conseguimos preparar. Tudo está tranquilo e com boa presença dos advogados, como o esperado”, avaliou.
Entre cumprimentos e pedidos de fotografia, Ibaneis Rocha conversou com aliados, pediu apoio para Jacques Veloso e frisou o clima democrático da eleição. Ibaneis destacou que, independente do resultado, o governo trabalhará junto à OAB-DF. “Teremos uma boa relação seja qual for o vencedor, desde que a intenção seja a ajudar a cidade.”
O governador eleito comentou também a escolha do futuro secretário de Saúde, o farmacêutico Osnei Okumoto. “É alguém que tem a confiança tanto do atual ministro quanto do que virá e isso é muito importante para a cidade”, afirmou.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…