O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF) começou a julgar nesta quinta-feira (19/10) a apelação criminal do ex-senador Gim Argello contra a condenação a 19 anos de prisão, mas o desfecho foi adiado por um pedido de vista. Dois dos três desembargadores que avaliaram o recurso votaram pela redução da pena de Gim para 11 anos e oito meses de cadeia. O julgamento foi interrompido pelo pedido de vista do desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus e não há data para a retomada dos debates.
Os dois magistrados do TRF que já votaram até agora também se posicionaram a favor da manutenção da absolvição do filho de Gim, Jorge Afonso Argello Júnior, do publicitário Paulo Roxo e do ex-secretário-geral da Câmara Legislativa Valério Neves.
O Ministério Público Federal recorreu ao Tribunal Regional Federal, requerendo o aumento da pena imposta a Gim Argello. Os procuradores também pediram uma pena maior para o sócio da empreiteira OAS Léo Pinheiro. Já as defesas dos réus condenados entraram com apelação criminal pedindo a redução da pena.
Crimes
Em outubro do ano passado, o juiz Sérgio Moro condenou o ex-senador Gim Argello a 19 anos de cadeia por seis crimes de corrupção passiva, três de lavagem de dinheiro e um de obstrução de Justiça. Mas o Ministério Público queria Gim também sentenciado por organização criminosa e lavagem, o que aumentaria o tempo de prisão e as multas a pagar.
Segundo Sérgio Moro, “restou provado, acima de qualquer dúvida razoável, que o paciente, então senador, recebeu vantagem indevida de R$ 7,35 milhões de dirigentes de empreiteiras para protegê-los durante os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Petrobras, da qual era vice-presidente”.
Moro sentenciou ainda, no ano passado, Leo Pinheiro a oito anos e dois meses de prisão por corrupção ativa e lavagem. Mas a Procuradoria queria que ele fosse condenado ainda por corrupção passiva. Para o MPF, seria preciso ainda condenar Argello Júnior, Roxo e Neves por corrupção passiva, embaraço à investigação e lavagem.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…