Crédito: Antônio Cunha/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF
ANA MARIA CAMPOS
Aliados estiveram ontem (15/07) na casa do ex-deputado Jofran Frejat (PR) para tentar convencê-lo a permanecer na disputa ao Palácio do Buriti. O pré-candidato, que suspendeu a agenda na sexta-feira (13/07) para repensar o futuro, disse que só tomara uma decisão amanhã, depois de uma conversa com o dirigente nacional de seu partido, Valdemar Costa Neto. A avaliação, entre as pessoas mais próximas, é de que Frejat vai colocar todos os problemas na mesa e buscar uma solução, caso contrário anunciará a renúncia à corrida ao GDF.
Bateram na casa de Frejat ontem, durante o jogo final da Copa do Mundo, os presidentes do MDB, Tadeu Filippelli, do DEM, Alberto Fraga, do PP, Rôney Nemer, e do Avante, Paco Brito. A visita ocorreu depois de uma reunião na casa de Filippelli, em que definiram a estratégia de abordagem. Frejat disse que não tomou nenhuma decisão.
O pré-candidato não aceita interferências na campanha e acordos sem o seu aval. Também há dificuldades para fechar as coligações para eleições de deputados federais e distritais e faltam recursos para a pré-campanha. Frejat precisa acertar todos os pontos com Valdemar para tomar uma decisão. Precisa saber se poderá seguir com independência e quanto caberá à eleição do DF entre os fundos públicos de campanha destinados ao PR.
A preocupação é grande. Mas a chapa está quase fechada. O ex-presidente da OAB Ibaneis Rocha (MDB) é cotado para ser o vice e Fraga concorrerá ao Senado. Falta ainda definir quem ocupará a segunda vaga. O deputado Rogério Rosso, presidente do PSD/DF, tem conversado com o grupo sobre essa possibilidade, mas ele não descarta concorrer como cabeça de chapa, como revelou ontem à coluna Eixo Capital. Rosso prometeu anunciar uma decisão hoje. Mas pode ser que prefira aguardar os rumos de Frejat.
Com a possibilidade evidente de desmantelamento das chapas montadas até agora, Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB), que estão juntos numa candidatura ao GDF, divulgaram uma nota ontem. “Do nosso lado, eu e Alírio reafirmamos nosso povo e nossa pré-candidatura. Nosso interesse é um só: cuidar de nossa gente. Discursos terroristas sobre heranças malditas e alianças que negociam o futuro não fazem parte do grupo que formamos. Não fazem parte e não aceitamos”, escreveu Eliana.
Viagem
Ibaneis viajou para a Rússia na semana passada com as negociações em andamento. Havia possibilidade até de anunciar a união com Frejat antes do embarque para a Europa, mas alguns ajustes ainda eram necessários. No meio do caminho, ocorreu o movimento de Frejat de possível desistência da candidatura. Um integrante do grupo comentou ontem: “Não há vice se não tiver governador”.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Renato Barros, advogado, cientista político, irmão do governador Ibaneis Rocha…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), com a autoridade de quem comanda…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O orçamento do Distrito Federal para 2026, aprovado pelos deputados distritais…
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…