ANA MARIA CAMPOS
Aliados estiveram ontem (15/07) na casa do ex-deputado Jofran Frejat (PR) para tentar convencê-lo a permanecer na disputa ao Palácio do Buriti. O pré-candidato, que suspendeu a agenda na sexta-feira (13/07) para repensar o futuro, disse que só tomara uma decisão amanhã, depois de uma conversa com o dirigente nacional de seu partido, Valdemar Costa Neto. A avaliação, entre as pessoas mais próximas, é de que Frejat vai colocar todos os problemas na mesa e buscar uma solução, caso contrário anunciará a renúncia à corrida ao GDF.
Bateram na casa de Frejat ontem, durante o jogo final da Copa do Mundo, os presidentes do MDB, Tadeu Filippelli, do DEM, Alberto Fraga, do PP, Rôney Nemer, e do Avante, Paco Brito. A visita ocorreu depois de uma reunião na casa de Filippelli, em que definiram a estratégia de abordagem. Frejat disse que não tomou nenhuma decisão.
O pré-candidato não aceita interferências na campanha e acordos sem o seu aval. Também há dificuldades para fechar as coligações para eleições de deputados federais e distritais e faltam recursos para a pré-campanha. Frejat precisa acertar todos os pontos com Valdemar para tomar uma decisão. Precisa saber se poderá seguir com independência e quanto caberá à eleição do DF entre os fundos públicos de campanha destinados ao PR.
A preocupação é grande. Mas a chapa está quase fechada. O ex-presidente da OAB Ibaneis Rocha (MDB) é cotado para ser o vice e Fraga concorrerá ao Senado. Falta ainda definir quem ocupará a segunda vaga. O deputado Rogério Rosso, presidente do PSD/DF, tem conversado com o grupo sobre essa possibilidade, mas ele não descarta concorrer como cabeça de chapa, como revelou ontem à coluna Eixo Capital. Rosso prometeu anunciar uma decisão hoje. Mas pode ser que prefira aguardar os rumos de Frejat.
Com a possibilidade evidente de desmantelamento das chapas montadas até agora, Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB), que estão juntos numa candidatura ao GDF, divulgaram uma nota ontem. “Do nosso lado, eu e Alírio reafirmamos nosso povo e nossa pré-candidatura. Nosso interesse é um só: cuidar de nossa gente. Discursos terroristas sobre heranças malditas e alianças que negociam o futuro não fazem parte do grupo que formamos. Não fazem parte e não aceitamos”, escreveu Eliana.
Viagem
Ibaneis viajou para a Rússia na semana passada com as negociações em andamento. Havia possibilidade até de anunciar a união com Frejat antes do embarque para a Europa, mas alguns ajustes ainda eram necessários. No meio do caminho, ocorreu o movimento de Frejat de possível desistência da candidatura. Um integrante do grupo comentou ontem: “Não há vice se não tiver governador”.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…