PAULO SILVA PINTO
Um experiente senador do MDB avalia que a chancela da bancada para a candidatura de Renan Calheiros (AL) está longe de ser garantida. Ele disputará a indicação com Simone Tebet (MS), em uma reunião que vai começar logo mais, às 17h desta quinta-feira (31/01), e não terá hora para acabar. A votação será secreta, o que tende a favorecer Simone, porque Renan não poderá punir quem for contrário a ele.
Neste momento, a estimativa é de que a bancada esteja dividida ao meio. Para esse experiente senador com quem eu conversei, a vitória de Renan seria boa para ele, particularmente, e para os outros emedebistas mais antigos, que têm bom trânsito com o alagoano, mas ruim para o partido como um todo, que não conseguiria se livrar da pecha de ser a velha política.
Também seria negativa para o Senado, que seria visto como responsável por tudo o que vier a dar errado no governo de Jair Bolsonaro. Antes de se tornar presidente, porém, Renan tem de enfrentar o escrutínio dos senadores do próprio partido e, amanhã, de todo o plenário. Não será fácil.
Os anti-Renan querem que a sessão seja comandada por Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também é candidato à Presidência, pois ele é o único membro da mesa atual que estará na próxima legislatura, ainda que seja apenas terceiro secretário suplente. Os renanzistas dizem que isso não vale, e querem que a sessão seja presidida por José Maranhão (MDB-PB), o mais velho. Ou seja, apenas uma coisa é certa: haverá um baita confronto na primeira sessão do Senado. Se o clima fica muito ruim, pode ser que a eleição nem ocorra nesta sexta-feira.
Na avaliação desse experiente senador, a candidatura de Simone esvaziaria a de Alcolumbre, que só tem alguma força por ser o anti-Renan. E o próprio alagoano poderia conservar enorme poder se viesse a ser líder do partido, o que teria grandes chances de emplacar.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…