Cláudio Abrantes: “Debate sobre privatização no DF ainda é embrionário”

Compartilhe

Líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Cláudio Abrantes (PDT) afirmou que a discussão sobre privatização de empresas públicas do DF, como a Caesb, a CEB e o Metrô, está em fase muito inicial. Para o responsável por articular o apoio dos parlamentares às propostas do Executivo local, o debate é embrionário e não se tornou concreto até o momento. Abrantes foi entrevistado pelo CB Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília — nesta segunda-feira (20/5)

As propostas de abertura de capital das empresas públicas foi defendida nas últimas semanas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). A participação da iniciativa privada seria uma solução para o déficit nas companhias. De acordo com Abrantes, o tema gera apreensão em parlamentares: “Isso porque são empresas essenciais para o dia a dia da população.”

Abrantes destacou que as propostas precisarão ser construídas com diálogo entre Executivo e Legislativo. “O secretário (de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão) André Clemente foi claro nisso e a Câmara espera o diálogo”, disse. “É uma decisão vai ser tomada mediante um acordo muito bem estabelecido. O governo passa por dificuldade financeira muito grande. Por conta disso, deve-se trabalhar para que essas empresas tenham superávit”, complementou.

Esse diálogo, assegurou Abrantes, incluirá representantes das categorias e dos servidores dessas empresas. “Eu pessoalmente tenho recebido todas as representações. Acredito que a Câmara vai ajudar nisso. As instituições devem ser ouvidas. Não é privatizar por privatizar”, defendeu.

Transparência

Abrantes comentou as dificuldades que o governo enfrentou nos primeiros meses para conseguir apoio dos parlamentares para avaliar algumas questões. “Havia uma dificuldade de acesso e de fluxo dos deputados tanto com o governador quanto com os secretários, mas isso tem mudado. O governador interviu diretamente e tem atendido quando possível e exposto as dificuldades”, avaliou.

Para ele, a transparência é um dos acertos do governo Ibaneis Rocha. “A tão falada estabilidade financeira deixada pelo governo anterior não se reflete na prática. O GDF tem um passivo imenso com os servidores e tem sido feito um trabalho de transparência para sensibilizar a todos para que entendam que o momento é difícil”, argumentou.

Segurança

Representante da Polícia Civil na Câmara Legislativa, Abrantes acredita que a paridade para a corporação em relação ao salário da Polícia Federal avançou e pode sair do papel, mesmo com percalços. O texto foi encaminhado para o Governo Federal por Ibaneis e depende da aprovação do Ministro da Economia, Paulo Guedes.

“É um trâmite que foi retardado, mas não extinto. Realmente é um momento de segurar recursos, mas Bolsonaro é um presidente que foi eleito sob a égide da Segurança Pública e isso deve pesar”, observou.

Abrantes elogiou o trabalho da Segurança Pública no DF e afirmou que houve redução em índices de criminalidade: queda nos roubos a comércios e postos de gasolina e baixa no número de homicídios.

“A Segurança Pública do DF é disparada a melhor do país. Trabalho da Polícia Civil, da PM e do Corpo de Bombeiros é exemplar. A Polícia Civil já teve índices de solução de crimes de primeiro mundo, quando tinha mais atenção do governo. Estamos lutando para que concursados recomponham os quadros dessas corporações”, comentou.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

Esposa de Anderson Torres é nomeada em gabinete de conselheiro do TCDF

ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Vorcaro sobre Ibaneis: “conversas institucionais”

Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…

2 dias atrás
  • CB.Poder

O perfil dos apostadores do DF: 35% da população do DF jogaram nos últimos 12 meses

Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Magela: “Estou sendo estimulado a disputar uma vaga de deputado federal”

Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos do DF

Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Concursos públicos do DF terão de cobrar noções de primeiros socorros

Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…

4 dias atrás