O Tribunal de Justiça do DF vai analisar pedido de reconsideração da deputada Celina Leão (PPS) contra a decisão que a afastou da presidência da Câmara Legislativa. A petição foi protocolada ontem pelo advogado Eduardo Toledo, com três argumentos principais. A defesa reclama de a decisão que respaldou a Operação Drácon ter sido tomada em plantão, num fim de semana, pelo vice-presidente do TJDFT, desembargador Humberto Ulhôa, e não pelo relator, José Divino, sem que houvesse, segundo os advogados, a urgência necessária para o despacho. Celina também alega que o processo deveria ser remetido à Justiça Federal por haver investigação de evasão de divisas, o que fundamentou o pedido do Ministério Público do DF de recolhimento dos passaportes dos deputados investigados. Neste caso, Ulhôa negou o pedido em sua decisão. A defesa de Celina também alega que não havia necessidade de afastá-la do comando da Casa, antes do julgamento pela Justiça ou até mesmo de uma denúncia formal do suposto esquema de aprovação da emenda parlamentar, no valor de R$ 30 milhões, que ficou conhecido como UTIGates.
Apenas para a presidente
O pedido de Eduardo Toledo abarca apenas a situação da deputada Celina Leão. Caso seja concedido, no entanto, poderá ser estendido pela Justiça para os demais membros da Mesa Diretora, Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato (PR), se os argumentos da defesa forem considerados válidos.
Decisão compartilhada
A expectativa é de que o relator da Operação Drácon, desembargador José Divino, leve o pedido de reconsideração para julgamento no Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e divida com os colegas a responsabilidade por manter ou derrubar a decisão do vice-presidente da Casa, Humberto Ulhôa na Operação Drácon.
MP quer ser ouvido
A vice-procuradora-geral de Justiça do DF, Selma Sauerbronn, esteve ontem com o relator do caso, desembargador José Divino, com pedido de que o Ministério Público do DF seja ouvido antes de tomar uma decisão sobre a volta da deputada Celina Leão (PPS) ao comando da Câmara Legislativa.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…