Cassação de Dallagnol surpreendeu até críticos da Lava-Jato

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos – A cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deixou atônitos até mesmo críticos da Operação Lava-Jato. Pouca gente esperava uma punição tão contundente ao ex-coordenador da Operação Lava-Jato. Essa e outras decisões do CNMP mostram que quem participou das investigações está na berlinda e deve temer enfrentar questionamentos judiciais. Deixou integrantes do Ministério Público cautelosos sobre como agir em investigações sensíveis e políticos convictos de que as coisas mudaram no país no combate à corrupção.

Dificuldade

Um recurso de Deltan Dallagnol ao Supremo Tribunal Federal (STF) tem pouca chance de prosperar, depois da votação unânime no TSE e pelo clima na corte, crítica em relação à Lava-Jato.

Produtores rurais reclamam da demora no licenciamento ambiental

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, tem percorrido as áreas rurais do Distrito Federal, ao lado do presidente da Emater-DF, Cleisson Durval, ouvindo os produtores rurais sobre as necessidades, buscando uma melhor interação e discutindo como desenvolver e estimular o agronegócio de forma sustentável. As principais reclamações são a demora para emissão das licenças ambientais e os valores cobrados em comparação aos estados vizinhos Goiás e Minas Gerais. Rôney pediu aos técnicos do Ibram estudos, para encontrar soluções.

Em repouso médico

Depois de uma cirurgia para tratar uma endometriose, a deputada Dayse Amarilio (PSB) está em casa de repouso absoluto. Com dores, a distrital ficará de licença médica nesta semana. Mas amanhã, mesmo que precise se locomover em cadeira de rodas, Dayse vai participar do evento “Enfermagem Multiverso”, que ocorrerá no auditório da Câmara Legislativa com presença do enfermeiro e ex-BBB Cezar Black e da técnica de enfermagem e humorista Camila Cardoso, em razão das comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem

Inspirados em JK

Na festa do PSD, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que decidiu entrar na política influenciado pela história de JK. O ex-presidente — que como Alckmin, também era médico — morreu em 1976, na Via Dutra, quando Alckmin era vereador em Pindamonhangaba. O município de São Paulo fica a 130 km do local onde JK sofreu o acidente de carro que lhe tirou a vida. Alckmin disse a Anna Christina que a história o impressionou muito. No ano seguinte, Alckmin assumiu a prefeitura de sua cidade natal.

Pronto para a disputa

Bisneto de JK, André Kubitschek é a grande aposta da família para a política. Ele foi candidato em 2022, não se elegeu deputado federal, mas segue no projeto. No jantar dos líderes do PSD, o filho caçula de Paulo Octávio e Anna Christina Kubitschek fez um discurso e foi muito elogiado, especialmente pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

Pelo PSD

Presente no jantar oferecido pelo casal Paulo Octávio e Anna Christina Kubitschek aos líderes nacionais do PSD, o governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu um convite do líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros (PSD): “Ibaneis, candidato ao Senado em 2026 pelo PSD”.

A fila anda

A notícia da cassação do mandato de Deltan Dallagnol chegou no jantar do PSD e virou comentário em muitas rodas. A avaliação geral foi de que mais coisa vêm por aí contra a Lava-Jato e que o senador Sergio Moro (União-PR) é o próximo.

Leila detalha Lei Geral do Esporte

A senadora Leila Barros (PDT-DF) detalhará hoje em entrevista coletiva os impactos da Lei Geral do Esporte (LGE), aprovada pelo Congresso Nacional e encaminhada para sanção presidencial. A norma é considerada um divisor de águas no esporte brasileiro. Ela consolida em uma única legislação todas as regulamentações referentes às práticas esportivas no Brasil. Leila foi a relatora do projeto no Senado Federal.

Presidentes de todos os TREs se reúnem em Brasília

Brasília será palco do 81° Encontro do Colégio de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento, que tem o presidente do TRE-DF Roberval Belinati como anfitrião, reúne autoridades de todo o país e contará com palestra de abertura nesta manhã do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A programação inclui um jantar na residência oficial do governador Ibaneis Rocha (MDB).

PMDF vai dar medalha para interventor da segurança

Interventor da segurança pública do DF depois do 8 de janeiro, o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Ricardo Cappelli será condecorado com a mais alta comenda da Polícia Militar do DF. O governador Ibaneis Rocha aprovou a indicação da corporação e Cappelli vai receber na próxima semana a Medalha Tiradentes.

Só Papos

“É com muita tristeza que recebo a informação da cassação do mandato de deputado federal do @deltanmd. Estou estarrecido por ver fora do parlamento uma voz honesta na política que sempre esteve em busca de melhorias para o povo brasileiro. Perde a política. Minha solidariedade aos eleitores do Paraná e aos cidadãos do Brasil”

Senador Sergio Moro (União-PR)

“Quer fazer política? Não trapaceie, não vire um fariseu, não use a toga, não use de maneira criminosa as prerrogativas da sua função. Tenha a coragem de @FlavioDino que largou uma carreira de sucesso na magistratura no auge para disputar um mandato eletivo. “A bola pune”.”

Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública