Marcelo Ferreira Marcelo Ferreira Marcelo Ferreira

Rogério Rosso promete criar Secretaria da Pessoa com Deficiência

Publicado em CB.Poder

PEDRO GRIGORI

A agenda do candidato ao GDF Rogério Rosso (PSD), nesta segunda-feira (3/9), teve foco no incentivo ao esporte e na inclusão de pessoas com deficiência. Em almoço com o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, o deputado federal licenciado ouviu e discutiu propostas, além de apresentar plano para a criação de uma Secretaria Especial para a Pessoa com Deficiência.

 

Pela projeção, a pasta será ligada ao gabinete do governador e, possivelmente, instalada na Casa Civil do DF. O objetivo é que a secretaria de Estado cuide de todos assuntos relacionados a pessoas com deficiência, como saúde, cultura e esporte. O projeto do PSD segue exemplo de outras unidades da Federação, como São Paulo.

 

Rosso apresentou também duas propostas relacionadas ao incentivo do esporte no DF. “A nossa ideia é reformar e colocar pra funcionar todas as vilas olímpicas. Além disso, queremos instalar novos equipamentos de esporte nas escolas que tiverem espaços livres”, afirma. O objetivo da ação, segundo o postulante ao GDF, é integrar esporte e  educação. “As atividades esportivas serão feitas no horário contrário, queremos fazer os alunos gostarem de estar dentro da escola”, explicou o deputado federal.

 

A expectativa é que a verba para o investimento venha dos Ministérios do Esportes e da Educação e de parcerias com o setor privado. “Fecharemos acordos com empresas, que vão construir os centros esportivos e, em contrapartida, poderão ocupar parte da área da escola”, detalhou Rosso.

 

A iniciativa do almoço partiu do deputado distrital Robério Negreiros (PSD). O encontro ocorreu em um restaurante no shopping Deck Norte. O presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, apresentou detalhes do Plano de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico no DF, que será entregue ao candidato do PSD ao Buriti até o fim do dia, para fazer parte do plano de governo. “Criamos e apresentamos esse plano ao Governo do DF em 2010 e 2011, quando presidia o Comitê Paralímpico Brasileiro, mas não houve interesse em levá-lo à frente”, contou Andrew, que nasceu no Rio de Janeiro e hoje mora em Brasília.

 

Entre as ações do plano estão o apoio a atletas e comissões técnicas paralímpicas. “Queremos ajudar não só os atletas já consagrados, mas incentivar o desenvolvimento de novos. Além disso, mesmo aqueles que não querem seguir carreira esportiva, ter contato com atividades físicas traz diversas melhorias para a saúde e qualidade de vida”, informou o presidente da IPC.

 

Encontros na agenda

 

Antes do almoço, Rosso ouviu vaias e críticas de um casal que passava pelo shopping Deck Norte. Ele foi chamado de “golpista, imbecil e traidor”, por ter votado a favor da impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos e da reforma trabalhista. O deputado federal não reagiu,e ignorou os manifestantes.

 

No dia 23 de agosto, Rosso foi hostilizado pelo mesmo motivo durante uma caminhada no Setor Comercial Sul (SCS). O candidato ao Buriti estava acompanhado do senador Cristovam Buarque (PPS), que acabou batendo boca com o manifestante que os chamaram de “golpista” e de “traidor”. O senador, que concorre à reeleição, perdeu a calma e, com dedos apontados, começou uma discussão. Ele chamou o manifestante de “corrupto”.

 

Quem também passou pela agenda de Rosso foi o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), que disputa uma vaga no Senado Federal. O tucano estava almoçando no shopping, mas aproveitou para distribuir santinhos para quem passava pelo local, entregando material inclusive para as pessoas que estavam reunidas com o candidato do PSD ao GDF.