Câmara Legislativa fachada distritais
Câmara Legislativa fachada distritais Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press Câmara Legislativa fachada distritais

Você paga, eles folgam: Câmara Legislativa decreta mais um ponto facultativo

Publicado em CB.Poder

Ana Dubeux

Pouco importa o que o cidadão pensa: as excelências só se movimentam em benefício próprio. E, neste sentido, os deputados distritais ocupam um lugar de destaque. Tanto faz se você aguarda há muito tempo uma votação importante. Como se não bastassem os projetos esdrúxulos e os escândalos de corrupção, depois de meses de férias e folgas, a Câmara Legislativa decretou, ontem, mais um ponto facultativo, liberando todos para o feriadão da semana santa.

“Assim as autoridades públicas costumam agir”, queixou-se o enfermeiro José Carlos Souza, ao tomar conhecimento do ócio das excelências. Ele sugere que a cidade retome a campanha #vaitrabalhardeputado, que mobilizou os brasilienses no início desta legislatura. “É muita folga pra pouco serviço”, conclui. A cidade precisa de representantes que valorizem o dinheiro público. E não de gazeta institucionalizada.

Enfim, sós

O governador Rodrigo Rollemberg tem encontro marcado, neste fim de semana, com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa. O relator do Mensalão, enfim, deve assinar a ficha de filiação do PSB, uma novela que dura meses. A dúvida é: para qual cargo eletivo?

 

Não tô nem aí!

Os principais pré-candidatos ao Palácio do Buriti não parecem morrer de amores pelas mídias sociais. A intensidade das publicações feitas no primeiro trimestre de 2018 continua no mesmo ritmo de 2017. Em termos de produção, Chico Leite e Joe Valle são os mais ativos, com média de 23 posts/mês, no primeiro trimestre. Das 34 mil curtidas que publicações de pré-candidatos receberam em março, destacam-se também Joe Valle, com 19% delas, e Reguffe, com 18%. Os dados são do IBPAD.

 

Memorial dos cerratenses

Dez personagens fundamentais para a preservação do cerrado serão homenageados em um totem virtual, a ser inaugurado em 10 de abril, no Jardim Botânico de Brasília. O Memorial dos Cerratenses dará visibilidade a pessoas que dedicaram suas vidas a preservar e a enriquecer o cerrado com criações artísticas ou pesquisas. Os primeiros homenageados são o ator e diretor teatral Ary Para-Raios; o escritor Carmo Bernardes; a parteira Dona Lió, matriarca dos kalungas; a arte-educadora Laís Aderne; o pajé Sapaim Kamaiurá; o guia da Missão Cruls Viriato de Castro; e os pesquisadores Jeanine Felfili, Linda Caldas, Paulo Bertran e Vanderley de Castro.

 

Tudo paradão

A montagem das equipes de campanha obedece ao ritmo lento da escolha das candidaturas. Tem muito profissional que largou tudo para trabalhar nas eleições e, até agora, não tem pra onde ir.

 

Muito crime

Os peritos criminais federais produziram, em 2017, 52 mil laudos com análise científica sobre provas colhidas em crimes variados, dos sexuais aos de contabilidade. O número tem aumentado a cada ano: saltou de 43 mil laudos produzidos em 2012 para 51 mil em 2016. Só da Lava-Jato, entre março de 2014 e março de 2018, foram 1.525 laudos sobre computadores, planilhas contábeis e até armas e munições.

 

Quo vadis?

Embora tenha sido fundamentada por uma argumentação técnica, do ponto de vista jurídico, a decisão do TJDFT de aprovar o projeto urbanístico para a construção da Quadra 500 do Sudoeste levanta dúvidas do ponto de vista da sustentabilidade. São 22 prédios, com 4,8 mil pessoas e, provavelmente, mais mil carros. O bairro convive com engarrafamentos nos horários de pico, com altas temperaturas durante a seca e com a crise hídrica que assola o DF. A criação de uma nova quadra não agravará os problemas e não afetará a qualidade de vida do Plano Piloto?

 

A educação em primeiro lugar

O empresário Arthur Machado Pinheiro conversou com o PPS, foi convidado a entrar no partido, ficou lisonjeado com o convite, mas não será candidato. Ele está montando, com outros especialistas do DF, um manifesto pela educação, um documento indicando aos políticos de qualquer partido o que deve ser feito para melhorar a educação no DF e no Brasil. É um movimento apartidário, que deve apresentar em julho, para consulta pública, o documento com as propostas. “A partir de conversas com professores, queremos mostrar propostas práticas, fáceis de serem realizadas, sem modismos”, diz.

 

Mágoa

O PPS não engoliu a forma com que Celina Leão saiu da legenda. Em nota, o partido alfinetou a distrital: “A ideologia, o conteúdo programático e a história pouco interessam” a Celina. Roberto Freire, presidente do PPS, chegou a dizer a amigos que “ela já foi tarde”. Para ele, Celina fez carnaval demais na despedida e nem sequer foi lá se desfiliar.

 

Oi, tchau…

Eliana Pedrosa nem esquentou a cadeira e deve sair do Podemos. Não aceita dividir espaço com Ronaldo Fonseca, que anunciou, ontem, via Twitter, sua saída do Pros e arruma malas para entrar no Podemos. Eliana deve aceitar convite para ingressar no PPS.

 

Sururu

Sandra Faraj assinou a ficha do PR na terça-feira. Não se passaram nem 24 horas e já foi declarada persona non grata no partido. A filiação foi abençoada por Arruda, mas está sendo rechaçada pelo presidente do partido, Salvador Bispo, que não abre mão de eleger o filho, Alexandre Bispo. A candidatura de bolso e sangue provocou um racha na legenda.