Ana Viriato
O mandato de Liliane Roriz (PTB) está resguardado. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa determinou, por 3 votos a 1, na tarde desta quarta-feira (19/10), o arquivamento do pedido de cassação da parlamentar, protocolado pela ONG Adote um Distrital, do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC).
A sessão começou por volta das 14h40. Raimundo Ribeiro (PPS), suplente de Agaciel Maia (PR); Wellington Luiz (PMDB) e Telma Rufino (sem partido) apresentaram pareceres desfavoráveis à continuação das investigações no Legislativo local. “A representação é embasada por processos aos quais Liliane responde na Justiça. Assim, teríamos que aguardar o trânsito em julgado de cada um desses. Não podemos levantar suspeitas sobre alguém com base, apenas, em acusações do Ministério Público do DF e Territórios”, afirmou Ribeiro.
A caçula de Roriz se livrou da condenação em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), também na tarde desta quarta-feira. Liliane e parentes foram denunciados pela suposta participação em um esquema de facilitação de empréstimos bancários a empresários do setor imobiliário em troca de 12 apartamentos em Águas Claras. Ela ainda responde a uma ação penal no Judiciário, pelas mesmas acusações.
O presidente da Comissão, Ricardo Vale (PT), porém, votou de forma favorável à instauração do processo. “A população do Distrito Federal espera desta Casa a autonomia para apurar, investigar e analisar as acusações de corrupção e quebra de decoro parlamentar, independentemente do andamento de processos no âmbito judiciário. Averiguar não é sinônimo de condenar”, alegou. Lira (PHS) se absteve da votação.
A decisão da Comissão acata o parecer opinativo do corregedor do Legislativo local, Rafael Prudente (PMDB), que sugerira o arquivamento do pedido de cassação até a publicação dos acórdãos dos processos aos quais a caçula de Roriz responde.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…