Crédito: Viola Junior/Esp.CB/D.A Press.
A Câmara Legislativa aprovou ontem (02/12) a criação do Conselho Distrital de Proteção e Promoção de Direitos das Pessoas LGBTI+ (CDLGBTI+).
O projeto, de autoria do Executivo, estabelece que será um órgão colegiado permanente, de caráter consultivo, vinculado ao órgão gestor da Política de Promoção de Direitos Humanos do DF.
Seu objetivo é garantir o pleno exercício da cidadania para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis, intersexuais e demais dissidências de gênero e sexualidade, além de propor políticas públicas, encaminhar denúncias de LGBTfobia e elaborar o Plano Distrital LGBTI+.
O projeto recebeu o voto contrário dos deputados conservadores, também da linha mais à direita, está de licença e não participou da votação.
Emocionado
O deputado distrital Fábio Félix (PSol), eleito com a bandeira LGBTQIA+, fez um discurso elogiando a medida.
E se emocionou ao falar das dificuldades que enfrentou “depois que saiu do armário” aos 16 anos. “Com nenhum discurso, eles podem negar a nossa cidadania até porque o Estado é laico, precisa ser plural, precisa respeitar todas as pessoas. Nós não vamos voltar para o armário, nós não vamos tolerar LGBTfobia. Queremos políticas públicas porque queremos pessoas LGBT respeitadas e vivas todos os dias”, discursou o parlamentar mais votado da história da Câmara Legislativa.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…