A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (27/08), projeto de lei, de autoria do Executivo local, que cria a região administrativa de Arniqueira. Conforme a proposta, a área será desmembrada de Águas Claras. O texto vai à sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).
O secretário das Cidades, Gustavo Aires, afirmou, na exposição de motivos da proposição, que a implementação da nova cidade deve “atender os propósitos relativos à descentralização administrativa, utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida”. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) havia aprovado a minuta da norma no último dia 8.
O projeto, protocolado na última terça-feira, estabelece a transferência de parte do acervo patrimonial e do quantitativo de servidores da administração regional de Águas Claras para a unidade da nova cidade. As comissões competentes — de Assuntos Fundiários (CAF), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CEDESCTMAT) — avaliaram o texto em plenário.
Apesar do sinal verde à criação da nova região administrativa, os parlamentares fizeram ponderações. Da oposição, Chico Vigilante (PT) defendeu que o governo “dê condições de trabalho à administração regional”. “É preciso equipá-las com equipamentos e prever as dotações orçamentárias para o trabalho ser executado. Hoje, as administrações não tem condições para nada e o administrador é um mero despachante que leva as demandas para a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital]”, argumentou.
Ao se abster da votação, Leandro Grass (Rede) alegou que o GDF não apresentou os estudos necessários à adoção da medida. “Não temos todos os elementos e não havia acordo para votarmos hoje. O ideal era que o projeto tramitasse nas comissões no tempo correto, com uma avaliação mais minuciosa”, pontuou.
Integrante da base aliada, Agaciel Maia (PL) reforçou a necessidade do desmembramento de Arniqueira. “É uma área com perfil econômico e necessidade de infraestrutura diferentes de Águas Claras. Por isso, é preciso um olhar específico. Mas concordo que as administrações precisam ser reforçadas”, ponderou.
Arniqueira é a segunda região administrativa criada na gestão Ibaneis Rocha (MDB). No último dia 13, os distritais deram aval à separação das áreas do Pôr do Sol e Sol Nascente de Ceilândia — no dia seguinte, o chefe do Palácio do Buriti sancionou a norma. Os dois desmembramentos são promessas de campanha do emedebista.
Em janeiro, ao assumir o Executivo local Ibaneis chegou a anunciar a criação das duas regiões administrativas, bem como a de Arapoanga (Planaltina), por meio de decreto. Contudo, recuou. Isso porque a iniciativa precisa passar pelo crivo da Câmara Legislativa, conforme estabelece a Lei Orgânica do DF.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…