Sob forte pressão de servidores e sindicalistas, os deputados distritais autorizaram o governo a usar recursos do Instituto de Previdência (Iprev) para fechar a folha de pagamento. Os parlamentares aprovaram na tarde desta terça-feira (29) um substitutivo assinado por 23 distritais.
A proposta libera o GDF a usar parte do superavit do Iprev para pagar aposentados. Assim, sobrarão R$ 240 milhões mensalmente para o governo conseguir pagar em dia os salários dos servidores da ativa até o fim do ano.
O substitutivo obriga o GDF a detalhar os imóveis que serão usados como compensação pelo empréstimo. Entre as regras impostas pelos distritais, está o prazo de 180 dias para recompor o fundo e a determinação de que os imóveis devem ter liquidez.
O projeto foi aprovado por 23 votos a favor e um contra. Só o deputado Wasny de Roure (PT) não deu aval à proposta.
Além do projeto relativo ao Iprev, os distritais aprovaram o aumento de ICMS de cigarros para 35% e de bebidas alcoólicas para 29%. Outra proposta que teve o aval dos parlamentares na tarde desta terça-feira foi a que prevê a cobrança de uma taxa de 5% de empresas que trouxerem produtos de fora.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…