Os distritais aprovaram, no apagar das luzes da sessão desta terça-feira (23/2), uma janela de cinco dias para deputados e servidores ficarem livres das carências do plano de saúde da Casa, o Fundo de Assistência à Saúde dos Deputados Distritais e Servidores da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Fascal). O tempo será contado a partir da publicação do texto no Diário da Câmara Legislativa e será exclusivo àqueles que trabalham há pelo menos um ano no parlamento local.
Com a medida, novos associados podem usar o plano para todo e qualquer atendimento. Não é assim que funciona normalmente. No site da Câmara, há uma tabela de carências. Elas duram até 211 dias antes que o usuário possa se beneficiar de todos os serviços. Esse prazo serve para impedir nomeações pontuais com objetivo único de se aproveitar do Fascal.
Em contraste com a morosidade nos trabalhos neste mês, o projeto de resolução (PR) — tipo de matéria que versa sobre assuntos internos da Câmara e é promulgado pela Mesa Diretora — foi votado rapidamente e teve a redação final aprovada em plenário. A Vice-Presidência da Casa é a unidade responsável pela administração do Fascal. A ocupante do posto, deputada Liliane Roriz (PRTB), no entanto, não assinou a resolução.
Confira abaixo a tabela de carências:
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…