Câmara analisa projeto que cria o programa Cartão-Ração

Compartilhe

Coluna escrita por Ana Maria Campos neste sábado (22/2) — A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa aprovou projeto que institui o Programa Cartão-Ração. A medida atende com auxílio financeiro a protetores independentes que resgatam, alimentam, abrigam, tratam e promovem a adoção de cães e gatos abandonados ou maltratados.

De acordo com a proposta, de autoria do deputado Daniel Donizet (MDB), para receber o benefício, o voluntário deve estar cadastrado no sistema de gestão da rede de apoio aos animais e não pode estar recebendo auxílio similar do Poder Público. Para Donizet, a medida ajuda a superar a insuficiência de políticas públicas e abrigos para animais no Distrito Federal. O projeto estabelece que o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), seja responsável pela operacionalização do programa.

Crescimento na venda de imóveis

Os cartórios do Distrito Federal contabilizam 38.465 registros de compra e venda de imóvel em 2024. O número representa um aumento de 7,86% em relação a 2023, quando houve 35.661 negócios desta natureza na capital do país. Os dados são da Anoreg-DF (Associação dos Notários e Registradores do DF).

Vidas e mortes

O levantamento da Anoreg-DF registra a quantidade de nascimentos e óbitos. Em 2024,  houve 44.865 novos bebês, cerca de dois mil a menos que no ano anterior. No caso de mortes, foram 17.921. Em 2023, foram 16.427.

No páreo para concorrer ao Senado

O PSol pretende lançar Dani Sanches, uma liderança do movimento negro e da luta das periferias do DF como candidata ao Senado. A ideia, segundo o deputado distrital Fábio Félix (PSol), é que ela faça uma dobradinha com a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), que também deve concorrer ao Senado. Dani teve nove mil votos para deputada federal em sua primeira campanha. Nascida e criada em Ceilândia, ela atualmente mora em Planaltina. É uma aposta do partido para a formação de uma nova geração de lideranças políticas no DF.

De olho na Câmara Federal

Deputado distrital mais votado na última eleição, Fábio Félix (PSol) tem planos de concorrer à Câmara Federal em 2026. Ele teve 51.792 votos em 2022. Agora precisa ampliar.

Torcidas em campo

Nas redes sociais, pega fogo o embate a favor e contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, depois que saiu a denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre a trama golpista. Petistas pedem a prisão de Bolsonaro.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

Reunião CPI do Rio Melchior esvaziada

Por Arthur Souza,  Em tempos de crise climática, parece que a poluição dos corpos hídricos…

18 horas atrás
  • CB.Poder

Mais garantia para o FCDF

Por Arthur de Souza,  Enquanto o GDF segue nas tratativas com o governo federal, em…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Novo PDOT começa a ganhar forma

Por Arthur de Souza,  Passados 13 anos desde a última revisão, o Plano Diretor de…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Bruno Dantas rejeita pedido da oposição que poderia aumentar custos da COP30

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O ministro Bruno Dantas, ex-presidente do Tribunal…

1 semana atrás
  • CB.Poder
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

Takane é o novo secretário das Cidades do DF

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha nomeou, nesta terça-feira (1º), o policial civil aposentado…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

Swedenberger Barbosa está de volta ao Planalto

Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…

2 semanas atrás