merces_eixo

Brasiliense aposta na irreverência para seguir cuidados após vacina contra covid-19

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

A vida pós-picada da vacina contra o coronavírus deve seguir rígidos padrões de cuidados. A mais irreverente e estilosa vacinada de Brasília, Mercês Parente, reforça a importância de manter-se fiel ao isolamento, ao uso de máscaras e higienização das mãos. “É atitude política e de respeito ao coletivo”, defende a jornalista, que já tomou as duas doses e, para cada ocasião, fantasiou-se em protesto contra o negacionismo e a caretice de plantão. Seja vestida de jacaré, para ironizar a frase de Bolsonaro sobre os “efeitos” da CoronaVac, ou com um vestido cor-de-rosa com bonequinhos em sugestiva pose ao lado da sua idade, 69, Mercês faz jus aos ensinamentos de Dercy Gonçalves e Rita Lee. “O que não faltam são histórias nesses anos, causos, vidas contidas em minha existência. Mergulho nos momentos, instantes e permanências. Cheguei ao mundo para ser feliz. Quando tudo fica nebuloso, nada que uma boa gargalhada não reverbere e a vibração espante o mau agouro. Também pode ser um palavrão”, sugere Mercês, de seu apartamento na 208 Sul, onde mora desde a chegada dos pais a Brasília, em 1961.

#VivaaCiência

Nunca antes na história desse país, a ciência foi tão comentada quanto agora e, por tabela, uma eleição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chamou tanta atenção. Nesta quinta-feira, os olhos se voltam para as eleições da nova diretoria da entidade. Dois candidatos disputam à presidência: Renato Janine Ribeiro (USP), ex-ministro da Educação; e o neurocientista Carlos Alexandre Netto, ex-reitor da UFRS.

Por dentro das forças

Policiais das forças de seguranças locais envolvidos em violência doméstica estão recebendo acompanhamento terapêutico, reflexivo e processual. A Secretaria de Segurança e o Tribunal de Justiça estão à frente do projeto inovador aqui no DF que é reconhecido pelo Fórum Brasileiro de Segurança.

De olho

A polícia está na cola do maior financiador de fake news do país e dois advogados que estavam tentando fechar negócio com a Pfizer para liberar a compra das vacinas para o Brasil.

O que eles disseram

“A prevenção é grande aliada da saúde. No auge da crise da covid-19, com desafios em todas as esferas da vida, fica evidente que proteger as pessoas e promover a autoproteção são compromissos dos quais não devemos nos furtar. Nós somos produtores de conhecimento científico, além da assistência em saúde, um conceito que aprendemos nessa pandemia é que usar máscaras de proteção, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento físico são atitudes preventivas que realmente salvam vidas”. #NãoPareDeSeCuidar
Gustavo Fernandes, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês em Brasília

“Sei que pode ser trivial, mas estimular as pessoas a continuarem respeitando o isolamento pode evitar mais mortes pela covid-19. Outro ponto essencial é incentivar o uso de máscara enquanto faz caminhadas (tal como você, minhas filhas e eu — só não vai de máscara a Lola, a cachorra vira-lata, mas de ótima índole)”. #Negacionismomata
Aldo Paviani , geógrafo e professor da UnB