O Tribunal de Justiça do DF vai eleger nesta sexta-feira uma lista tríplice para a disputa à vaga de desembargador do TRE-DF no lugar de Jackson Domenico. Estão no páreo os advogados Francisco Campos Amaral, Thiago Machado de Carvalho, Júlia Albuquerque e Diego Barbosa Campos.
Já a escolha pelo Conselho da OAB-DF dos 12 concorrentes à vaga do Tribunal de Justiça do DF ocorrerá em 2 de agosto. A classe poderá, então, eleger uma lista sêxtupla em 20 de agosto. Esses concorrentes serão posteriormente avaliados pelos desembargadores que, nessa fase, elege uma lista tríplice. Nos dois casos, a palavra final será do presidente Jair Bolsonaro.
A polêmica sobre a constitucionalidade da lei que obriga o ensino de moral e cívica nas escolas públicas e particulares do DF foi tão grande ontem no Conselho Especial do Tribunal de Justiça que o plenário ficou rachado e as duas instituições que devem a legalidade tiveram posição oposta.
Enquanto a Procuradoria-geral do DF, autora da ação direta de inconstitucionalidade, apontou afronta à Lei Orgânica do DF e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Procuradoria-geral de Justiça do DF defendeu a validade do texto, de autoria do ex-deputado Raimundo Ribeiro, promulgado pela Câmara Legislativa.
O projeto foi vetado pelo então governador, Rodrigo Rollemberg, mas mantido pelos distritais. Para o Ministério Público, a Câmara não invadiu competência federal, tampouco do Executivo, porque apenas determinou que o tema moral e civismo seja tratado de forma transversal em várias disciplinas nas escolas. Com tanta controvérsia, o julgamento terminou sem conclusão.
Com o objetivo de aumentar o número de turistas que visitam o Distrito Federal, o Brasília Convention Bureau lança a campanha Brasília 60 – Um amor que só aumenta para comemorar as seis décadas da capital federal.
O evento é o início da celebração do aniversário da cidade que, segundo Rodrigo Freire, presidente do Convention Bureau, terá como foco “a mobilização social e a promoção da cidade como polo turístico para criação de empregos e renda”.
Iniciativa das entidades do trade turístico da cidade, a campanha será lançada oficialmente amanhã no Cine Brasília, a partir de 19h, com a presença de autoridades e pessoas ligadas ao desenvolvimento econômico e social da cidade.
O deputado Fábio Félix (PSol) apresentou uma moção de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro pelas declarações sobre governadores “paraíbas”.
O distrital que integra a bancada nascida em Brasília reclamou do tom que considerou preconceituoso. O texto será votado na volta dos trabalhos da Câmara, em agosto.
Além de Fábio Félix, outros nove deputados integram a geração nascida na capital. São eles: Eduardo Pedrosa (PTC), Iolando (PSC), Jaqueline Silva (PTB), João Cardoso (Avante), José Gomes (PSB), Leandro Grass (Rede), Rafael Prudente (MDB), Robério Negreiros (PSD) e Telma Rufino (Pros).
Licenciado para exercer cargo de administrador de Ceilândia, o titular da vaga ocupada por Telma Rufino, o delegado Fernando Fernandes (Pros), também nasceu em Brasília. Pela primeira vez, há mais brasilienses natos na Câmara Legislativa. São 10 de 24.
A bancada nordestina é a segunda maior. Conta com sete representantes: Agaciel Maia (PL), Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Cláudio Abrantes (PDT), Hermeto (MDB), Jorge Viana (Podemos) e Reginaldo Veras (PDT).
Agaciel e Abrantes são paraibanos. Hermeto e Reginaldo nasceram no Ceará. Chico e Viana, maranhenses. Arlete é baiana.
A advogada Gabriela Bemfica desistiu de disputar a vaga de desembargadora do quinto constitucional da OAB/DF no Tribunal de Justiça do DF. A renúncia foi protocolada segunda-feira. “Foi uma decisão pessoal, uma escolha de Sofia, para me dedicar à minha família e ao meu pai, que tem 82 anos e precisa de mim neste momento em Porto Alegre”, afirma.
“Em 20 anos de carreira, é a primeira vez que privilegio minha vida pessoal, mas foi uma decisão muito difícil, porque minha candidatura recebeu muito apoio e aceitação na classe. Mas estou com o coração aliviado”, acrescenta a criminalista, que vem de uma vitória na absolvição do ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bandarra, denunciado por extorsão ao ex-governador José Roberto Arruda.
A operação deflagrada ontem pela Polícia Federal para investigar suspeitos de invadir o telefone do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai esclarecer o caso?
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…