Bia Kicis e Everardo Gueiros — Crédito: Reprodução/Instagram
Coluna CB Poder publicada em 26 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
Enquanto o governador Ibaneis Rocha (MDB) tem preferência pela candidatura de Cleber Lopes à presidência da OAB-DF, o advogado Everardo Gueiros, o Vevé, conquistou ontem o apoio da deputada federal Bia Kicis (PL-DF). A parlamentar bolsonarista afirma que avaliou bastante as candidaturas à seccional e optou pela chapa liderada por Everardo. Entre os pontos em comum, a defesa pela eleição direta para presidente do Conselho Federal da OAB.
O vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), divulgou nota, ontem, em que critica o vice-presidente afastado do PT-DF Wilmar Lacerda, pela prisão por suspeita de pedofilia. “Infelizmente, mais uma denúncia de pedofilia no DF e, dessa vez, envolvendo um integrante do Partido dos Trabalhadores. Minha solidariedade a todas as crianças e famílias vítimas da pedofilia e crimes hediondos. Só há um caminho para erradicarmos essa abominação: a denúncia e a punição exemplar”, afirmou. “Para os culpados, espero todo o rigor da lei, que investiguem e punam todos os que atentam contra a infância e a juventude. Vítimas, famílias e sociedade em geral precisamos ser vigilantes e não nos calarmos frente a nenhum tipo de abusos”, disse o deputado que também é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
O petista Wilmar Lacerda não teve apoio em seu partido. Depois da prisão na tarde de quinta-feira, o presidente do PT, Jacy Afonso o afastou da vice-presidência e o líder do PT na Câmara Legislativa, Chico Vigilante, foi duro: “Diante da prisão de Wilmar Lacerda, acusado de envolvimento em crimes de pedofilia, venho a público, como fundador do Partido dos Trabalhadores e líder da bancada do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), defender o imediato afastamento de Lacerda e a suspensão de sua filiação partidária, até que ele consiga comprovar sua inocência. Se isso não ocorrer, deve ser expulso de forma definitiva do PT”.
A Secretaria de Mulheres do PT-DF também se manifestou. As filiadas cobraram a expulsão de Wilmar Lacerda e ressaltaram que, já em 2017, quando ele chegou a ser indiciado por incitação à prostituição de adolescentes, o coletivo de mulheres defendeu a abertura de processo na Comissão de Ética do partido. “Somos parte da construção de legislações fundamentais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n°. 8.069/90), que assegura os direitos e a proteção integral das crianças e adolescentes, e a Lei Maria da Penha, que fortalece a defesa das mulheres contra a violência. Enfrentamos agressores em todos os níveis e reafirmamos nosso compromisso inabalável: não aceitaremos que qualquer membro de nosso partido participe ou seja conivente com a violência sexual contra crianças e adolescentes”.
A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) divulgou nota sobre a prisão de Wilmar Lacerda. “As denúncias envolvendo Wilmar Lacerda são gravíssimas e precisam ser apuradas com o mais absoluto rigor”, afirmou. “Convicta de que a construção de uma sociedade justa e igualitária pressupõe o respeito às mulheres, às crianças e aos adolescentes — e que isso faz parte da história e do compromisso do PT — presto solidariedade a todas as vítimas de violência sexual e defendo que o partido adote uma posição firme e não permita em seus quadros pessoas envolvidas com esse tipo de conduta”, acrescentou.
Uma sugestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg para o governo do Distrito Federal e para os deputados distritais: “Colocar o nome Cine Brasília Vladimir Carvalho. Nada mais justo, levando em conta tudo o que ele fez pelo cinema de Brasília, pelo cinema brasileiro e pelo Festival de Cinema de Brasília”.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) vai dar posse a dois juízes e duas juízas de direito substitutos no cargo de juízes de Direito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na próxima terça-feira. Os nomes dos magistrados e magistradas foram aprovados em sessões do Tribunal Pleno. As juízas Jackeline Cordeiro de Oliveira, da 1ª Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões de Santa Maria, e Eugênia Christina Bergamo Albernaz, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente, foram promovidas ao cargo de Juízas de Direito pelo critério de merecimento. Os juízes Manuel Eduardo Pedroso Barros, da 1ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões de Planaltina, e Gláucia Barbosa Rizzo da Silva, da Vara Criminal e Tribunal do Júri de São Sebastião, foram promovidos pelo critério de antiguidade.
Presidente da Câmara Legislativa, o deputado Wellington Luiz (MDB) protocolou o projeto de lei que propõe a criação de uma campanha educativa para alertar crianças e adolescentes sobre os riscos à saúde causados pelo uso de cigarros eletrônicos. A medida visa combater o uso crescente desses dispositivos entre os jovens, que muitas vezes acreditam que o cigarro eletrônico é uma alternativa inofensiva ao cigarro convencional.
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…