Daniel_Silveira_1200

Bancada do DF na Câmara discorda sobre prisão de deputado que xingou o STF

Publicado em Eixo Capital

Na bancada do DF, três dos oito deputados federais já se manifestaram publicamente sobre a prisão em flagrante do colega Daniel Silveira (PSL-RJ) por defender o AI-5 e atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Os deputados Érika Kokay (PT-DF) e Professor Israel Batista (PV-DF) são favoráveis à manutenção do ex-policial militar no xadrez. Paula Belmonte (Cidadania-DF) acha que houve uma ilegalidade no mandado de prisão em flagrante. “A democracia brasileira é a ditadura dos deuses de capa preta”, escreveu no Twitter. Flávia Arruda (PL-DF), Celina Leão (PP-DF), Luís Miranda (DEM-DF) e Júlio César (Republicanos-DF) são do Centrão e devem seguir as diretrizes do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Sem polêmica

Muita gente questionou o silêncio da deputada Bia Kicis (PSL-DF) no episódio da prisão de seu colega de bancada deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) por ofensas graves a ministros do STF. Bia é sempre cheia de opiniões, costuma sair defesa de aliados nas redes sociais e se notabilizou como uma grande crítica ao Supremo Tribunal Federal. Cotada para assumir a presidência da CCJ da Câmara, Bia, dessa vez, optou por evitar a polêmica. Mas, ontem (18/2), a deputada publicou o posicionamento do jurista Ives Gandra sobre o assunto. Ele sustenta que os comentários de Daniel foram impróprios, mas ele estava exercendo o direito constitucional de liberdade de expressão. Bia Kicis se prepara para votar contra a manutenção da prisão.

Desembargador tem WhatsApp clonado

Golpistas fizeram mais uma vítima entre autoridades da capital federal. O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Roberval Belinati teve o WhatsApp clonado no fim da tarde de ontem. Com acesso à conta, os criminosos passaram a pedir dinheiro para contatos dele, inclusive para colegas do Tribunal. “Telefonaram para mim dizendo que era uma pesquisa do Ministério da Saúde sobre covid-19. Respondi. Pela seriedade da conversa, acreditei. No fim, me pediram um código encaminhado por SMS para confirmar”, conta. Ele registrou ocorrência.

Canabidiol para aliviar dores de animais

A maconha medicinal também pode ajudar no tratamento de doenças e dores crônicas de animais. Os medicamentos à base de Cannabis Sativa já vêm sendo prescritos e administrados com sucesso em bichinhos, mas sem uma regulamentação. Um projeto de lei, de autoria do deputado Bacelar (Pode-BA), protocolado na semana passada, preenche essa lacuna. O texto foi elaborado com auxílio técnico e jurídico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Se for aprovada, a nova lei poderá incentivar mais estudos e pesquisas que comprovem a eficácia e eficiência do produto em animais, como já ocorre com humanos.“Nossa contribuição foi no sentido de orientar a redação, a fim de que a futura lei possa resguardar a saúde dos animais e dar segurança aos profissionais”, afirma o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida. Medicamentos derivados de canabidiol em animais de estimação podem ampliar tratamentos de doenças neurológicas, a exemplo da epilepsia, e atenuar a dor, entre outras indicações. Detalhe: Não há risco de deixar o bichinho chapado. Embora seja da mesma família de plantas que a maconha, o canabidiol não tem propriedades psicoativas e não é intoxicante.

A pergunta que não quer calar….

Por que o STF não é tão rigoroso com políticos envolvidos em corrupção e até crimes contra a vida como está sendo com o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ)?

Na pauta

A votação da ampliação do prazo do Refis deve ser votada pela Câmara Legislativa na próxima terça-feira. Pelo menos, é o que prevê o acordo dos líderes na Casa.

Siga o dinheiro

R$ 336 milhões – É quanto o GDF gastaria para imunizar, com duas doses de CoronaVac, toda a população do DF, considerando que cada aplicação da vacina da Sinovac Biotech custe 10,30 dólares. Se for da Oxford, o custo seria de R$ 103 milhões, numa conta em que o imunizante saia por 3,16 dólares a dose.

Só papos

“Dentre outros fatores, amanhã (hoje) votarei pela libertação do deputado Daniel Silveira em nome das garantias da imunidade parlamentar, liberdade de expressão, devido processo legal, ampla defesa e contraditório”
Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

“Não é de hoje que tenho sustentado que o ataque à democracia por parte dos extremistas de direita é sistemático, contundente e perigoso. É protagonizado por gente com mandato e influência em parcelas da opinião pública. O STF fez o que há muito tempo deveria ter feito. Já basta!”
Professor Israel Batista (PV-DF)