Por Ana Maria Campos — Com a viagem de Ibaneis Rocha à Grécia, a vice-governadora Celina Leão (PP) assume de novo o Palácio do Buriti. Dessa vez, por 15 dias. Até o fim de julho, a vice terá governado pelo menos 81 dias dos sete meses do atual mandato.
———————
Na base do governo Ibaneis, o nome mais citado para a sucessão em 2026 é o da vice-governadora Celina Leão (PP). Mas o secretário de Governo, José Humberto Pires, que toca a gestão e as obras, é sempre lembrado para a função. Ele tem resistido. Quando perguntado, alega que a família prefere vê-lo nos bastidores do poder.
———————
O sábado foi dia de lembrar o fatídico 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes lembrou a data que completou seis meses e chamou de “dia da infâmia”. “Sob a liderança de nossa presidente, ministra Rosa Weber, o STF recebeu 1295 denúncias da PGR, iniciando as ações penais e já realizou 133 audiências de instrução. Viva o Estado Democrático de Direito!!!”, registrou ontem nas redes sociais. O ministro Roberto Barroso também se manifestou: “6 meses de um ataque aos Três Poderes sem precedentes. Não esquecemos e reafirmamos a grandeza do regime do povo, pelo povo e para o povo”. Assim como eles, Gilmar Mendes usou a hashtag #DemocraciaInabalada.
———————
O jornalista Bartolomeu Rodrigues deixou a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, mas não saiu do governo. Ibaneis Rocha (MDB) quis mantê-lo por perto e ele continua no time como chefe da Secretaria de Relações Institucionais do gabinete do governador. Sinal de prestígio.
———————
O policial aposentado Takane Kiyotsuka do Nascimento que assumiu a direção-geral do Detran-DF em junho está tomando pé de tudo, mas já tomou uma decisão: vai apostar em campanhas educativas. Ele subsitituiu o delegado Marcelo Portella que havia sido nomeado para o cargo com apoio do União Brasil. Takane era chefe de gabinete do deputado distrital Eduardo Pedrosa (União).
———————
O ex-governador José Roberto Arruda tem se dedicado à atividade física. Solteiro novamente, ele malha diariamente, emagreceu e ganhou massa muscular. Em junho, fez novamente o caminho de Santiago de Compostela. Dessa vez, do lado francês.
———————
Com a reforma tributária, remédios, alimentos, escolas e transporte público terão tributação 60% menor. Além disso, segundo o IPEA, apenas os 10% mais ricos serão atingidos com aumentos de carga tributária.
O ex-presidente Jair Bolsonaro trabalhou contra a aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados, mas foi derrotado. Até mesmo seu partido, o PL, deu 20 votos para a vitória do governo Lula.
———————
“A reforma tributária aprovada cria condições para o país crescer, promover o desenvolvimento econômico e social e gerar empregos para milhões de brasileiros. A Câmara dos Deputados honrou, mais uma vez, o seu papel legislador. Viva o Brasil!”
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
“A classe trabalhadora já começou a entender o tamanho do prejuízo da reforma tributária. A Federação Médica Brasileira e seus sindicatos de base alertaram, em nota emitida nos últimos dias, sobre o reajuste dos impostos para serviços de saúde: de 8,65% para mais de 30%”
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União)
———————
A Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil) divulgou na última sexta-feira nota em que repudia a prisão do coronel Jorge Eduardo Naime decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, pela suposta omissão em 8 de janeiro, na invasão da Praça dos Três Poderes. Ex-chefe de operações da PM do Distrito Federal, Naime completou cinco meses na prisão. “Como representantes dos PMs e CBMs é de extrema relevância manifestarmos nossa defesa pela inocência e o nosso grito de indignação por esse cidadão e profissional que, como qualquer outro brasileiro, é detentor de direitos e garantias constitucionais, mas que na prática se tornou alvo de ódios inexplicáveis e de procedimentos escusos”, afirma a entidade.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…