Por unanimidade, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou nesta terça-feira (06/12) um recurso que favorece o ex-governador José Roberto Arruda. A defesa pedia a realização de perícia em equipamentos da Polícia Federal usados para gravar provas da Operação Caixa de Pandora. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal havia rejeitado o pedido, mas Arruda entrou com um recurso em habeas corpus no STJ. Por cinco votos a zero, os ministros acataram o pedido do ex-governador. Dessa forma, o andamento das ações penais da Pandora continua paralisado no TJDF.
Em outro processo, também julgado nesta terça-feira pela 5ª Turma do STJ, a Corte autorizou a realização de perícia em equipamentos do delator da Pandora, Durval Barbosa. Esses aparelhos, instalados em 2009 no gabinete de Durval no Palácio do Buriti, foram apreendidos pela Secretaria de Segurança à época. O empresário José Celso Gontijo, que também é réu em ação penal da Caixa de Pandora, ingressou com recurso em habeas corpus pedindo que peritos analisem os equipamentos pessoais usados pelo ex-secretário de Relações Institucionais.
O advogado de Arruda, Paulo Emílio Catta Preta, comemorou a decisão. “Vamos mostrar que existe uma inconsistência. Peritos da PF já constataram que um intervalo da gravação realmente sumiu. O Ministério Público sempre afirmou pejorativamente que isso era uma manobra da defesa, mas o STJ reconheceu a importância dessa prova”, acrescentou.
O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do DF, Clayton Germano, disse que a decisão não compromete o processo e que a instrução da ação criminal deve ser retomada assim que houver a análise do equipamento. “A perícia já foi feita e afastou qualquer possibilidade de edição”, disse.
Em 2024, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) — que recebe as ligações…
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…