ANA MARIA CAMPOS
HELENA MADER
Em uma rara manifestação pública, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) disse nesta quarta-feira (01/08) ao Correio que não pretende disputar as eleições neste ano. “Meus candidatos são Fraga para o governo, Izalci para o Senado e, principalmente, Flávia Arruda para deputada federal”, afirmou o ex-governador. Arruda garante: “Nenhuma situação jurídica que possa ocorrer me levará a rever minha posição de não disputar nenhum cargo eletivo em 2018”.
Como o blog revelou nesta quarta-feira, Arruda entrou com um pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender, com base no princípio da plausibilidade, a condenação em processo da Operação Caixa de Pandora que o tornou inelegível. O pedido está nas mãos do ministro Benedito Gonçalves, relator do recurso especial que contesta a condenação. Uma liminar pode deixar Arruda em condições de concorrer nas próximas eleições.
O ex-governador foi condenado em segunda instância em julho de 2014, poucos dias depois de oficializar sua candidatura ao governo. Diante da iminência de uma guerra jurídica, Arruda desistiu de disputar o Buriti e foi substituído por Jofran Frejat, com Flávia Arruda como vice. O médico chegou ao segundo turno, mas acabou derrotado por Rodrigo Rollemberg.
Anulação
O advogado do ex-governador, Francisco Caputo, explica que o recurso especial tem como objetivo pedir a anulação do processo a partir da sentença. Se a solicitação não for deferida pelo STJ, a defesa pede que a Corte ao menos suspenda seus efeitos. “A decisão foi tomada com base em uma prova emprestada que, por determinação do STJ e do STF, está sendo submetida ao crivo de uma perícia”, argumentou Caputo.
Duas decisões recentes do Tribunal de Justiça do DF animaram a defesa do ex-governador com relação à possibilidade de vitória no STJ. Em maio, o desembargador Arnoldo Camanho, relator de uma das ações de improbidade da Operação Caixa de Pandora, determinou o seu sobrestamento, até a finalização da perícia.
No último dia 27, o desembargador Roberto Freitas Filho também paralisou o andamento de outra ação de improbidade, com o argumento de que o resultado da perícia pode ter reflexos em decisões de processos relacionados à Pandora.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…