Aplausos para Fernanda Torres no Senado

Compartilhe

Eixo Capital publicada em 8 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos

A atriz Fernanda Torres, premiada com o Globo de Ouro, está prestes a receber uma homenagem do Senado Federal. A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) apresentou um voto de aplauso que será apreciado pelos senadores na primeira sessão de 2025. A solicitação destacou a conquista inédita da atriz ao ganhar o prêmio por sua atuação no filme Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles. Leila ressaltou a relevância da conquista da atriz: “Sua vitória, no Globo de Ouro, não é apenas um marco em sua carreira pessoal, mas, também, uma conquista histórica para a cultura nacional, levando o nome do Brasil a um patamar ainda mais elevado no cenário artístico internacional.” O voto de aplauso já conta com 28 assinaturas, uma a mais que o mínimo necessário para ser colocado em votação. A primeira sessão do Senado em 2025 deve ocorrer entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

Força feminina

De acordo com Leila Barros, que é líder da Bancada Feminina no Senado, a homenagem também enfatiza a força das mulheres. “Eunice (Paiva) e sua família são símbolos de resistência e luta por justiça, fazendo desta história um lembrete poderoso da importância da democracia e dos direitos humanos”, afirmou a senadora. Ela fez alusão à personagem vivida por Fernanda Torres em Ainda estou aqui.

Flores pela democracia

A manifestação de hoje, pelos dois anos do 8 de Janeiro, deve reunir mil pessoas, segundo cálculos dos organizadores do PT, no evento na Praça dos Três Poderes. Será um ato de apoio à democracia, contra as arbitrariedades e o desrespeito às instituições da República. Mas será, também, um movimento da esquerda, que precisa mostrar sua força na capital do país, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro e a direita têm vencido eleições. Ainda assim, o PT não prepara um ato para reunir multidão. Quer uma solenidade sóbria em que as flores serão o destaque.

Mandato de distrital fora do radar

Em entrevista ontem ao CB Poder, o secretário de Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, disse que não pretende mais concorrer a deputado distrital. Na última eleição, ele teve mais votos que 14 parlamentares que conquistaram mandatos, mas não assumiu por conta das regras eleitorais.

Chapa quente

Ex-deputado pelo Republicanos, Delmasso avalia que a chapa ideal para a direita em 2026 seria Celina Leão (PP) como candidata ao governo, com um vice do Republicanos, tendo Ibaneis Rocha (MDB) e Michelle Bolsonaro (PL) ao Senado. “As principais forças seriam contempladas”, defende. Muita gente vai reclamar.

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

Swedenberger Barbosa está de volta ao Planalto

Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…

6 horas atrás
  • CB.Poder

Manoel de Andrade é mais um possível candidato no páreo para o Buriti

O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Confeiteira e candidata de Bolsonaro

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos A empresária Maria Amélia Campos, dona da…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Bolsonaro em dia de festa pré-julgamento no STF

Às vésperas do julgamento mais importante de sua vida, em que a 1ª Turma do…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Se o campo progressista se dividir, será atropelado”, afirma Leandro Grass

ANA MARIA CAMPOS Candidato que enfrentou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2022,…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

“Não piso no mesmo terreno que Lula”, diz Ibaneis

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esteve na posse do presidente do…

2 semanas atrás