ANA MARIA CAMPOS
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta tarde (25/10) a entrada de dois tucanos em sua administração: a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e o primeiro suplente de deputado distrital Virgílio Neto. Esse é o primeiro passo oficial para uma aliança entre PSDB e PSB nas eleições de 2018.
Abadia toma posse na próxima semana no cargo de secretária especial de Projetos Estratégicos. Ficará encarregada de projetos como a implantação da infraestrutura do Sol Nascente e de Vicente Pires, a desobstrução e a ocupação ordenada da orla do Lago Paranoá, a desativação do lixão da Estrutural, o projeto Habita Brasília. “São projetos muito importantes para o Governo do DF e chegamos à conclusão que o melhor nome pela sua competência, pela sua inserção social, pela sua reputação e pelo seu espírito público seria o da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia”, afirmou o governador.
Virgílio Neto assumirá a Subsecretaria de Políticas Estratégicas da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) do GDF.
Rollemberg chegou a oferecer a Abadia a pasta, que vinha sendo comandada pelo PDT, por indicação do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). O partido deixou o governo e caminha para uma nova aliança com vistas a 2018.
Abadia ressaltou que o PSDB tem obrigação de ajudar o governo Rollemberg por tê-lo apoiado nas eleições de 2014, no segundo turno. Com trajetória política ligada à área social, Abadia disse que poderá contribuir bastante com os projetos voltados a populações carentes. Ela contou que foi procurada por Rollemberg com o convite para uma secretaria maior, a Sedestmidh, mas sugeriu algo mais relacionada ao Sol Nascente e Por do Sol. Ele, então, lhe ofereceu a nova Secretaria especial.
Rollemberg, no entanto, garantiu que a pasta já seria criada. O convite foi um encontro de interesses.
Abadia deixou claro que a aliança deste momento pode resultar numa coligação para 2018. Mas o PSDB ainda deverá tomar uma posição. “Sou partidária. Já fui muito para o sacrifício em nome de projetos do PSDB. Ao contrário do Izalci que já entrou e saiu do partido três vezes e não apoiou nosso candidato ao governo nas últimas eleições, o Pitiman”, alfinetou Abadia.
Sobre as eleições, a tucana frisou: “É claro que todos estão pensando em 2018. Será uma eleição importante para mudarmos o país”.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…