HUB Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Alunos da Faculdade de Medicina pedem volta das aulas práticas

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

Em manifestação prevista para sair, às 9h, da Faculdade de Medicina, alunos do curso seguirão até o HUB, em defesa da volta das aulas práticas, suspensas no início da pandemia, retomadas no início deste ano e novamente suspensas com a segunda onda. O compromisso é respeitar o distanciamento social, o uso de máscaras e o silêncio nas proximidades do hospital.

De quem é a responsabilidade por assinatura em parecer jurídico?

O STJ julga amanhã recurso que discute se configura ato de improbidade a emissão de parecer por procurador de estado no exercício da função. O MPDFT recorre em ação contra diversos procuradores do DF, por manifestações que embasaram a assinatura de termo de acordo de regime especial de tributação entre o DF e uma empresa, em gestão do então governador Joaquim Roriz. A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF e a OAB, de olho na repercussão da tese, são assistentes no processo.

Ampulheta Cultural

A Concha Acústica, que volta ao cenário no próximo dia 19, com uma programação especial para esperar a primavera, é uma das obras que mantém o secretário Bartolomeu Rodrigues sem férias e 100% envolvido para devolver esses equipamentos culturais à população. As outras são: Teatro Nacional, Funarte, Cine Itapuã, Polo de Cinema e Fazendinha: “Meu maior problema agora é o tempo”, diz Bartô. “Temos até o fim do ano para dar vida nova a esses patrimônios. Depois, a política é quem vai dominar a cena”, completa.

Uma casa de Luz

Crédito: Cristine Gentil/Divulgação

Os reflexos da pandemia incluem, além do luto, estratégias para lidar com o confinamento. O mercado imobiliário aquecido é prova disso. Mudar-se para um espaço cheio de verde, com quintal e ar livre, foi a saída de muitos para enfrentar o isolamento. Para alguns, a mudança foi também oportunidade. O fotógrafo Luís Tajes encontrou na nova morada, uma casa de madeira com entradas de luz pelos vidros, um cenário perfeito. A @casadaarvorebsb tornou-se um lugar de acolhimento para pessoas que desejam eternizar seus momentos e suas histórias em ensaios fotográficos feitos com luz natural. O porto seguro virou um negócio, alinhado aos desejos genuínos de pessoas que buscam resgatar a autoestima, um olhar mais afetivo sobre si mesmas e um jeito diferente de lidar com tantas pressões desse cotidiano pandêmico.