Por Arthur de Souza (interino)
A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (VMADUF/TJDFT) vai realizar, nesta quinta-feira, uma audiência judicial pública, para discutir a formulação de planos de gestão da qualidade do ar no DF.
Situação alarmante
No anúncio, o juiz Carlos Maroja lembrou o episódio recente, ocasionado pelas queimadas no DF e em outros estados do país. “As consequências sobre as condições ambientais, em geral no Distrito Federal, são fatos notórios que se tornaram particularmente alarmantes desde os episódios de intensa poluição atmosférica ocasionada pelas queimadas criminosas empreendidas recentemente por todo o país, mas com especial intensidade na capital (foto)”, alertou.
Crítica
Maroja ponderou que o desafio é “complexo”, ressaltando que a poluição atmosférica é ocasionada por variados fatores. “(O tema) jamais foi preocupação enfrentada com a devida seriedade por qualquer governo no Brasil, muito menos num Distrito Federal pautado por uma política marcadamente desenvolvimentista e rodoviarista”, criticou.
Participação ampla
Ao justificar a realização da audiência, o juiz do TJDFT destacou que a complexidade do caso exige uma ponderação conjunta, “com a participação ampla da sociedade, sobre as soluções mais factíveis para o momento e para o futuro”. Foram convidadas a participar da audiência: Universidade de Brasília (UnB); conselhos comunitários do DF; Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF); Instituto de Direito Urbanístico de Brasília (Idub); Ministério do Meio Ambiente; e Defensoria Pública do Distrito Federal.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deu cinco dias para que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar (PMDF) apresente uma resposta sobre a conduta de policiais que teriam jogado spray de pimenta dentro de um carro, na quadra 118 de Santa Maria, em 31 de maio. O MP também pediu a instauração de procedimento de investigação preliminar para apurar o caso.
Três meses após entrar em vigor, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) divulgou o primeiro balanço da portaria que restringe o horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas. Os resultados apontam para uma tendência consistente de redução nos índices de criminalidade, especialmente nos crimes contra a vida, segundo a pasta. De acordo com os dados consolidados pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP-DF, o número de vítimas de homicídio consumado caiu de 64 para 49 entre o primeiro e o segundo trimestres de 2025 — uma redução de 23%.
Filiado ao MDB, o ex-deputado distrital Tabanez não esconde seu descontentamento com o partido e diz aos quatro ventos que passou da hora de a sigla expulsar o deputado distrital Daniel Donizet, alvo de reiteradas denúncias, como assédio, abuso de poder e dirigir sob o efeito de álcool. “Se (Donizet) não respeita mulher, vai respeitar a população? Porque o respeito começa em casa”, disse, recentemente, o policial civil aposentado.
De licença médica, Donizet enfrenta um processo disciplinar, que foi instaurado pelo MDB após o parlamentar tentar dar uma “carteirada” durante uma abordagem da Polícia Militar. À coluna, o presidente do MDB-DF, Wellington Luiz, disse que o processo está correndo. “O relator vai ser designado pela Comissão de Ética do partido. Muito provavelmente, deve ser alguém da executiva do MDB, e não um parlamentar, pela questão da isenção”, ressaltou. Segundo ele, a expectativa da legenda é que o processo volte a correr em agosto, após o recesso parlamentar.
O deputado distrital Iolando Almeida (MDB) conta com o apoio declarado da Assembleia de Deus de Brasília (Adeb) para seu projeto de reeleição, em 2026. Durante reunião recente de obreiros, o presidente da igreja, pastor Orcival Pereira Xavier, reafirmou o compromisso com o parlamentar: “Se está tudo certo, para que mudar? Iolando é um projeto do ministério, maior do que qualquer um de nós”. Em resposta, o parlamentar agradeceu a confiança e o apoio contínuo do ministério, destacando sua atuação na defesa da família e dos princípios cristãos.
Nos bastidores, a movimentação indica que a igreja pretende ampliar sua representação política. Fontes afirmaram que Carlos Xavier, irmão do pastor Orcival e ex-deputado distrital, também deve entrar na disputa por uma vaga na CLDF em 2026. Será que a igreja tem fiéis suficientes para eleger os dois ou vai ter que optar só por um?
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass tem percorrido o Distrito Federal. Durante um passeio pelo Eixão do Lazer, ele foi notado pelos músicos do Choro no Eixo, teve a presença anunciada e foi convidado para dar uma “palavrinha” aos presentes. 2026 é logo ali…
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro Manoel de Andrade, participou da solenidade que celebrou os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ontem, no Fórum da Infância e da Juventude, na Asa Norte. Durante a abertura do evento, o presidente reforçou a importância de políticas públicas voltadas à infância como caminho para a redenção do Brasil. Segundo ele, o TCDF tem atuado, em articulação com o Ministério Público e o Judiciário, para tirar do papel ações que garantam os direitos das crianças na prática e não apenas nos discursos. “A proteção à infância tem que ficar materializada, virando realidade e acontecendo junto às comunidades”, disse.
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…
ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…
ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…
ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…