O ex-governador Agnelo Queiroz (PT) disse que se considera injustiçado pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve a inelegibilidade dele por oito anos por abuso de poder político na campanha de 2014.
Agnelo afirma, em nota, que aguardará a publicação do acórdão do julgamento desta terça-feira (07/02) pelo TSE para analisar quais medidas poderão ser tomadas para tentar reverter a decisão.
Segundo o ex-governador, outros candidatos eleitos como governador ou vice-governador, em situações muito mais graves, tiveram tratamento diferente do seu caso.
Por unanimidade, o TSE manteve condenação contra Agnelo por uso da máquina na campanha à reeleição em 2014. O vice na chapa, Tadeu Filippelli (PMDB), que também havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), foi absolvido e recuperou a sua condição de disputar eleições.
Veja a íntegra da nota do ex-governador Agnelo Queiroz:
Recebi, consternado e com sentimento de ter sido injustiçado, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, em manter minha inelegibilidade por 8 anos. Aguardarei a publicação do Acórdão do julgamento realizado na data de ontem, para analisar as providências jurídico-processuais cabíveis.
Reafirmo não ter praticado abuso de poder e muito menos ter usado de forma indevida os meios de comunicação, no exercício do Governo do Distrito Federal, jamais tendo me beneficiado, como candidato de práticas dessa natureza, não obstante o entendimento que tenha prevalecido no TRE/DF e no TSE.
A jurisprudência do TSE tem avançado, com ponderação, no sentido de afastar a caracterização da prática de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, em situações que não envolvam exposição massiva de um candidato nos meios de comunicação, em detrimento de outras candidaturas.
Em julgamentos recentes, o TSE afastou a caracterização da prática de abuso de poder, envolvendo candidatos eleitos como Governador e Vice-Governador de Estado, em situações fáticas muito mais complexas e graves que os fatos imputados à minha pessoa.
Prosseguirei, como cidadão, atento aos desdobramentos da vida do Povo do Distrito Federal e do Brasil, atuando e militando na defesa de um País justo e digno.
https://blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/tse-mantem-agnelo-inelegivel-e-absolve-filippelli/
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…