O ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e o ex-vice Tadeu Filippelli (PMDB) foram considerados inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE). A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (27/10), por quatro votos a três. O julgamento havia sido interrompido em setembro, quando a análise estava empatada. O voto de minerva do presidente da Corte, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, definiu o caso. Ainda cabem recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O processo analisado nesta quinta-feira pelo TRE foi aberto em 2014, a partir de uma representação formulada pela coligação Somos todos Brasília, encabeçada por Rodrigo Rollemberg. O então candidato ao governo pelo PSB alegou que Agnelo e Filippelli promoveram publicidade institucional de serviços não essenciais no site da Agência Brasília e na página oficial do governo no Facebook.
O advogado de Agnelo, Paulo Guimarães, informou que vai recorrer ao TSE. “Houve uma grande controvérsia entre os desembargadores e eles demonstraram interesse às alegações. A interposição de recurso ordinário ao TSE será feita no momento processual próprio, após a publicação do acórdão”. O advogado de Filippelli, Herman Barbosa, diz que respeita a decisão do TRE mas discorda do entendimento da Corte. “A propaganda institucional é vedada pela lei eleitoral, não a produção de notícias jornalísticas”, argumentou. A defesa do ex-vice-governador também vai recorrer ao TSE.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…