Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Com a volta dos trabalhos presenciais, a Câmara dos Deputados estava lotada ontem (23/2). Muita gente na fila para entrar nos anexos e circulando nos corredores sem respeitar o distanciamento. A maioria dos servidores estava de máscara, mas a aglomeração era evidente, um cenário que coloca em risco não apenas a saúde de quem cumpre expediente no Congresso, mas também familiares e pessoas que convivem com os servidores, em um momento em que os hospitais estão sobrecarregados, contam-se quase 5 mil mortos pela covid-19, novas cepas do novo coronavírus estão circulando no país e faltam vacinas.
Restrições para os mais frágeis
Por determinação do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), os servidores estão sendo obrigados a voltar ao trabalho presencial. A Mesa Diretora da Câmara publicou um ato na última segunda-feira com as regras: distanciamento físico de 1,5 metro no ambiente de trabalho, regime de revezamento de turnos e uso obrigatório de máscara. Até que sejam imunizados contra covid-19, permanecerão em trabalho remoto servidores com mais de 60 anos, grávidas ou amamentando, pais de recém-nascidos, servidores que tenham passado por intervenção cirúrgica ou tratamentos de saúde que causem diminuição da imunidade, além de pessoas com doenças crônicas ou outras comorbidades. Apesar das restrições, a Câmara é uma cidade por onde transitam cerca de três mil pessoas em dias de votação, de todas as partes do Brasil.
A deputada Celina Leão (PP-DF) postou uma crítica ao colega Daniel Silveira (PSL-RJ). O deputado, que está preso por ataques aos ministros do STF e apoio ao AI-5, disse em vídeo, que não contrataria nenhum negro em seu gabinete. “A imunidade parlamentar não é para esse tipo de comportamento”, rebateu Celina.
Perda familiar
Diretor de Negócios Internacionais da União Química, indústria de medicamentos que produz no Brasil a Sputnik V, Rogério Rosso perdeu ontem o ex-sogro, Roberto Curi, avô de seus quatro filhos. O empresário pioneiro em Brasília, grande incentivador da produção das vacinas russas, morreu de covid-19. Rosso estava inconsolável. Curi, 88 anos, não teve tempo de se imunizar. A filha dele Karina Curi também teve a doença, mas se recuperou.
Presidente
O senador José Antônio Reguffe (Pode-DF) foi eleito, por aclamação, o novo presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CFTC) do Senado. Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a senadora Leila Barros (PSB-DF) é a nova vice-presidente, tendo o senador Marcelo Castro (MDB-PI) como presidente. O mandato é de dois anos.
Livre para circular de Cayenne
O deputado Luís Miranda (DEM-DF) está livre para circular com seu carrão, uma Porsche Cayenne, sem ser mais incomodado. A Justiça julgou improcedente a ação em que a antiga proprietária do veículo alegava ter tomado um cano do parlamentar. A autora da ação judicial pediu a posse do carro e acusou Miranda de não ter quitado o valor integral negociado. O deputado apresentou os comprovantes da transação e alertou que em nenhum momento as tratativas envolveram — como reafirmado agora em sentença — a suposta vítima, que agora é investigada pela Polícia Civil do DF em denúncia apresentada por Miranda.
Tique-taque
Com registro definitivo da Anvisa, a Pfizer estabeleceu prazo até o dia 2 de março para o Ministério da Saúde decidir sobre a compra de 100 milhões de doses da vacina. O tempo está passando.
Só papos
“As cidades do Entorno são de responsabilidade do governador de Goiás”
Ibaneis Rocha (MDB), governador do DF
“Essa declaração é de uma pequenez que rima com o seu próprio nome”
Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…