Coronavírus: Advogada que se contaminou em conferência da OAB está sem sintomas e em quarentena com a família

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Quem conhece a advogada Daniela Teixeira sempre destaca sua coragem. A conselheira federal da OAB testou positivo para Covid-19. Mas está assintomática. Não teve febre, nem tosse, ou outra evidência da infecção que está assombrando o mundo. Enfrenta essa crise com o sentimento de que tudo vai passar.

A conselheira federal da OAB está em quarentena, com o marido e os filhos de 17 e 6 anos. Todos estão bem e ainda vão se submeter ao exame marcado em um laboratório particular. “Minha família está sem sintomas e estamos aguardando na fila para que eles possam fazer o teste de coronavírus. Enquanto isso, estamos todos em casa”, conta.

Dani, como é chamada pelos amigos, foi contaminada ao abraçar uma colega que carregava o novo coronavírus na III Conferência Nacional da Mulher Advogada. O evento foi realizado em Fortaleza, entre 5 e 6 de março, em Fortaleza, com mais de três mil inscritos.

Desde então, pelo menos seis conselheiras testaram positivo. Uma delas tem mais de 80 anos. A conselheira que portava o vírus inicialmente está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sem risco até o momento. Ela foi ao evento logo depois de retornar de uma viagem à Europa e estava com diarréia.

A direção nacional da OAB está informando sobre a possível contaminação a cada pessoa que participou do evento. Quando foi realizado, há duas semanas, a situação era outra.

No momento em que Daniela chegou em Fortaleza, apenas a advogada de 52 anos que está internada no HRAN havia descoberto a contaminação por coronavírus. Nem mesmo o marido dela, que logo depois fez o exame, tinha sido testado. O casal esteve no Reino Unido.

Sem febre

Daniela conta que, mesmo em outras infecções que desenvolveu, nunca teve febre. Seu organismo reage de forma diferente do usual. Em 1996, ela passou por uma infeção renal grave, mas não teve alterações na temperatura.

Mas, agora, os outros sintomas também não apareceram. “A gente tem medo de o quadro evoluir, mas estou tranquila”, disse a advogada por telefone. Ela atendeu o Correio enquanto preparava o almoço hoje (19/03) em casa para a família.

Vice-presidente da OAB-DF na gestão de Juliano Costa Couto, ela apoiou a eleição de Délio Lins e Silva Júnior e integrou a chapa como conselheira federal.

Mesmo assim, manteve a amizade com o governador Ibaneis Rocha, que foi seu padrinho de casamento. “Conversei com Ibaneis e ele tem me dado apoio, mas não pedi nada a ele. Minha família está na fila para fazer o teste no próximo sábado em laboratório particular”, afirma.

Daniela fez questão de revelar o resultado do teste de coronavírus para que todos que estiveram com ela possam tomar providências e se submeter ao exame, caso considerem necessário. “Assim que saiu o resultado, eu me isolei. Como estou sem sintomas, não esperava”, explica.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

Veja como a bancada do DF votou no projeto que reduz pena de Bolsonaro e de outros condenados pelos atos golpistas

ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…

6 horas atrás
  • CB.Poder

Trabalhadores da limpeza do Buriti vão receber adicional de insalubridade, por decisão judicial

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…

21 horas atrás
  • CB.Poder

Claudio Abrantes anuncia pré-candidatura à CLDF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…

21 horas atrás
  • CB.Poder

Deputada propõe incluir crimes da Lei Maria da Penha na Lei da Ficha Limpa

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…

21 horas atrás
  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

4 dias atrás