camara_legislativa_1200 Crédito: Sílvio Abdon/CLDF

Acordos de distritais não passam pela chapa majoritária

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Eleições, Notícias

ANA MARIA CAMPOS

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) fechou apoio à candidatura de André Kubitschek (PSD), filho do empresário Paulo Octávio, em 17 cidades, numa dobradinha do partido para eleição de uma bancada na Câmara dos Deputados. Mas em outras regiões administrativas o distrital tem uma aliança, acertada há meses, com o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB).

 

A entrada de Paulo Octávio na disputa eleitoral ao Governo do Distrito Federal mexeu com as campanhas de Robério e do deputado Cláudio Abrantes (PSD). Os dois são do partido de Paulo Octávio, respeitam a posição política do empresário que é presidente regional do PSD, mas são da base do governo Ibaneis Rocha (MDB) na Câmara Legislativa.

 

Abrantes foi líder do governo Ibaneis e defendeu a reeleição do governador. Robério também atuou como vice-líder. Por isso, nesta campanha, as alianças políticas dos dois distritais não passam pela eleição majoritária. Essa conduta foi acertada com o próprio Paulo Octávio que respeitou a posição dos deputados de seu partido.

 

Paulo Octávio anunciou sua candidatura na convenção do partido em 5 de agosto, prazo limite definido pela Justiça Eleitoral. Até então, Paulo Octávio era cotado para vice ou candidato ao Senado na chapa de Ibaneis.

 

O grupo se desfez depois que o governador fechou a chapa com a deputada Celina Leão (PP-DF) como vice e a deputada Flávia Arruda (PL-DF) na disputa ao Senado.