ANA MARIA CAMPOS
O Governo do Distrito Federal aderiu ao acordo de leniência firmado pelo Ministério Público Federal com a Andrade Gutierrez, empresa integrante do consórcio responsável pela construção do estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
A partir do acordo, a Controladoria-geral do DF terá acesso a todos os documentos e depoimentos relacionados às investigações e ações da Operação Lava-Jato. Essas informações serão fundamentais para embasar os processos administrativos contra servidores, agentes políticos e empresas envolvidos em esquemas de corrupção no Distrito Federal.
Segundo a legislação sobre acordos de leniência, a Andrade Gutierrez não pode ser atingida pelas medidas administrativas, mas outras empresas envolvidas em conluios ou outros crimes e irregularidades não estão protegidas.
Em âmbito criminal, os responsáveis por superfaturamentos de obras e corrupção são alvos de ações na Justiça. Mas há medidas administrativas a serem tomadas, como a cobrança de prejuízos, demissão de servidores, declaração de inidoneidades de empresas e proibição do direito de firmar contratos com o Poder Público.
A Controladoria-geral apura também responsabilidades por irregularidades no Centro Administrativo do DF, no empreendimento habitacional Jardins Mangueiral e no BRT-Sul. Esses empreendimentos estão sob apuração, em âmbito criminal, pela força-tarefa do Ministério Público Federal e pela Polícia Federal na Operação Panatenaico.
Os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR) e o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB) foram denunciados por corrupção no Mané Garrincha. Também são investigados por irregularidades nas outras três obras.
O Mané Garrincha foi construído em consórcio entre a Andrade Gutierrez e a Via Engenharia. A empreiteira de Brasília também é alvo da Panatenaico, com base em depoimentos de executivos da ex-parceira no negócio de quase R$ 2 bilhões.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…