cláudio abrantes
cláudio abrantes Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press cláudio abrantes

Abrantes: estratégia para dar paridade à PCDF será apresentada nas próximas semanas

Publicado em Entrevistas
ANA MARIA CAMPOS

Em entrevista, deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), líder do governo Ibaneis Rocha na Câmara Legislativa, fala do que espera da relação entre o Buriti e a Casa, e dos projetos de Ibaneis para áreas como saúde e segurança pública.

O governador Ibaneis Rocha vai convocar a Câmara Legislativa para votar projetos em caráter emergencial. Acha que ele terá apoio para aprovar todas as medidas?
O DF passa por um momento dificílimo. O Estado estava inoperante e o caos se espalhou em várias áreas. Assim, acredito que é possível fazer o convencimento dos pares sobre o caráter emergencial das medidas e aprová-las.

Será o primeiro teste de fogo do apoio da base dele na Câmara?
Creio que será o primeiro momento para consolidar a base, mas também para diálogo e participação de outros blocos no debate.

Qual projeto pode despertar mais resistência?
É difícil dizer, porque a pauta ainda não está fechada, mas questões de saúde sempre mexem mais com os ânimos.

Na campanha, o Instituto Hospital de Base foi alvo de muitas críticas. Acha que a ideia, anunciada por Ibaneis, de ampliar o modelo, será aceita pelos distritais?
Vamos estabelecer o debate com transparência e mostrando a realidade da situação da saúde. Com ajustes e a contribuição da Câmara Legislativa, é possível avançar.

Qual será seu papel como líder do governo? Ibaneis pediu algo em especial?
Para mim, um líder atua na parceria com a base e diálogo com outros grupos. A Câmara Legislativa é muito diversa e isso deve ser observado.

Há consenso para criação de três novas administrações regionais, em Sol Nascente, Arapoanga e Arniqueiras?
Isso vai ser tema de debates dentro do governo e, se vier na pauta, também na Câmara.

Você rompeu com Rollemberg porque não saiu a paridade para a Polícia Civil. Qual é a sua expectativa de pagamento do reajuste neste ano?
A Polícia Civil vem há anos sendo esmagada por governos sem compromisso real com a segurança pública, apenas com números que não demonstram a insegurança de quem vive no DF. O governador Ibaneis observou isso ainda no início da campanha e se comprometeu com o resgate da PCDF, o que passa pela paridade. Já temos medidas encaminhadas para, nas próximas semanas, apresentar como será implementada a paridade.