A educação como fator eleitoral

Compartilhe

Coluna publicada por Carlos Alexandre de Souza com Eduarda Esposito neste domingo (19/10) —

De semana em semana, o presidente Lula tem acumulado feitos na área da educação. Ao participar do lançamento de um programa para cursinhos populares ontem, em São Bernardo do Campo (SP), o presidente acrescentou mais uma ação em favor de melhorar a formação educacional e profissional do brasileiro.

Esse foi o mais recente de uma série de medidas implementadas pelo governo federal em favor da educação. Na quarta-feira, o presidente lançou a Carteira Nacional Docente, que concede benefícios a mais de 2 milhões de professores, como descontos em eventos culturais.

É certo que educação não rende votos, tampouco atrai o interesse da classe política – basta ver os indicadores gerais do Brasil -, mas ao menos este governo Lula demonstra uma preocupação em favor da sala de aula. Considerando o governo anterior, que boicotava universidades e considerava as escolas como centros de doutrinação esquerdista -, trata-se de um avanço e tanto.

Acompanhado

Nessa cruzada em defesa da educação, Lula tem sido frequentemente acompanhado pelo titular do MEC, Camilo Santana. Há 10 dias, o presidente entregou mais de 17 mil tablets em Imperatriz (MA), ampliando as ações na Região Nordeste. Ontem, em São Bernardo do Campo (SP), Lula tinha ao seu lado um ex-ministro da Educação, Fernando Haddad — atualmente na Fazenda.

De mãos dadas

Em discurso no palanque, Haddad lembrou as ações do presidente ainda no primeiro mandato. Mencionou a adoção de 50% das cotas em universidades para estudantes de escola pública. “A gente tem que entender que isso é fruto de muita luta do movimento social, mas isso depende de uma liderança da qualidade do presidente Lula”, disse.

Mais um

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do ministro da Educação, Camilo Santana. Ele é mais um dos integrantes da Esplanada convocado pela comissão neste ano. Camilo foi chamado para explicar o curso de medicina criado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que destina 80 vagas exclusivamente para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e assentados da reforma agrária.

Imbróglio

O episódio ganhou destaque com a decisão judicial que suspendeu o edital, acolhendo ação do vereador recifense Thiago Medina (PL) e de entidades da sociedade civil que apontaram irregularidades no processo seletivo.

MDB em 2026

Nos dias 20 e 21, o MDB e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) apresentarão o documento programático com vistas às eleições de 2026 elaborado pela Fundação. “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, consolida contribuições de 25 encontros regionais e 21 encontros virtuais temáticos, envolvendo mais de 8,5 mil participantes de todas as regiões do país. O evento e a pesquisa estão sendo vistos como possível caminho que o MDB vai seguir no ano que vem: se vai para a oposição ou declara apoio ao presidente Lula.

Brabas e campeãs

Corintiano incurável, o presidente Lula comemorou muito o título da Libertadores conquistado pela equipe feminina na Argentina, em disputa contra o Deportivo Cali. Em uma rede social, o torcedor nº1 do Brasil escreveu: “Imbatíveis! As brabas do Corinthians são campeãs da Libertadores. Nos pênaltis, com emoção. Parabéns, meninas! Rumo ao mundial!”.

Vacinados

Representantes da Bahia no Parlamento, os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) formam também uma dupla ativa nas redes sociais. Ontem, Dia D de Vacinação, os dois protagonizaram mais um ação conjunta. Médico de formação, Otto Alencar aplicou uma dose de imunizante no braço esquerdo. “Mão leve, hein?”, brincou Jaques. “Nem sangrou”, comemorou Otto.

Prosa baiana

Há algumas semanas, Jaques Wagner e Otto Alencar divulgaram vídeo no qual mantiveram uma prosa sobre anistia e dosimetria. Concluíram que não havia a menor chance de a iniciativa prosperar.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

8 horas atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

24 horas atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“O Sindepo não tem partido. Dialoga com todos”, afirma a presidente do Sindicato dos Delegados, Cláudia Alcântara

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Entrevista: Cláudia Alcântara, presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil…

2 dias atrás