78% aprovam gestão da pandemia no Distrito Federal

Publicado em Eixo Capital

Eixo Capital // Por Ana Maria Campos

 

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

 

Se depender da opinião pública, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deve manter ou até ampliar as regras de isolamento social. Pesquisa do Instituto Exata OP mostra que 64% da população acreditam que as atitudes de Ibaneis, diante da crise sanitária, estão corretas. Para 13,9%, são totalmente certas. Para 50,1%, o governo está parcialmente certo. Outros 16,2% dizem que Ibaneis está totalmente errado. O levantamento indica que 62,1% aprovam as medidas restritivas, como toque de recolher, fechamento de shoppings e clubes, entre outras ações de isolamento, enquanto 32,1% desaprovam. Ainda tem quem defenda mais restrições: 42,6% da população pensam assim. Para 20,5%, as regras devem ser mantidas como estão. Apenas 35,8% avaliam que o lockdown, hoje parcial, deve diminuir.

 

Sensação e realidade

Os dados oficiais apontam que há 322.686 casos confirmados e 5.206 pessoas morreram. Entre os recuperados, 301.234. Significa que há mais de 30 mil doentes. Mas a impressão que temos é de que os números registrados não refletem a realidade da pandemia. Todo mundo conhece várias pessoas que pegaram covid-19. A lista de mortos conhecidos só cresce.

 

Recorde atrás de recorde

O Brasil perdeu nas últimas 24 horas 3.149 vidas para a covid-19. Foram mais mortes que o atentado de 11 de setembro, um dos episódios mais marcantes deste século. Foram 2.996 óbitos, incluindo 11 terroristas.

 

Pedetista em luta contra a covid

O ex-secretário de Juventude Léo Bijos pegou covid novamente. Ele testou positivo em julho do ano passado, teve sintomas como perda do olfato e palavras, fraqueza e confusão mental. Léo se recuperou e pegou novamente agora. Mas assintomático. Grave está o pai dele, Leocádio Bijos, um dos fundadores do PDT, discípulo de Leonel Brizola. Ele teve de ser internado em hospital de Paracatu (MG), onde estava quando se sentiu mal. Está fraco e com o pulmão comprometido. Os médicos afirmam que, se ele não melhorar nas próximas horas, terá de ser intubado. Abatido, Léo adverte: “Não existe imunidade por já ter sido contaminado anteriormente. Cuidado!”

 

Distrital questiona perfil do Tik Tok que ironiza Bolsonaro

O deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos) registrou na Procuradoria-Geral da República uma notícia de fato com pedido de apuração e responsabilização contra um perfil do Tik Tok e Instagram. Trata-se de uma sátira à figura da princesa Elsa, do filme Frozen. Nos vídeos, um homem com a imagem da personagem da Disney diz frases como: “Oi crianças, hoje vou ensinar pra vocês uma brincadeira muito divertida. Toda vez que um adulto defender um tal de Bolsonaro, você vai pegar um objeto que esse adulto gosta muito, pode ser um celular, um notebook, cigarro não! E ganha se ele nunca mais achar! E se alguém perguntar quem ensinou essa brincadeira pra vocês, vocês vão dizer que foi a Elsa do Frozen e que no terceiro filme ela vai ter uma namorada”. Delmasso reclama: Indiscutível que esses vídeos no mínimo causam um desconforto, medo, terror e que possuem mensagens que induzem menores à prática de infração penal, o que configura crime, segundo o nosso ordenamento jurídico penal”.

 

Médica e pacientes

Os empresários Alex e Basile Pantazis divulgaram nota com esclarecimento a respeito da nota publicada ontem na coluna que mostrou a proximidade dos irmãos com a médica Ludhmila Hajjar: “A relação de nossa família com a Dra. Ludhmila Hajjar é primeiramente de médica e pacientes e, consequentemente, de amizade, admiração e confiança”. E também sobre o depoimento de Basile Pantazis na CPI das Quarteirizações: “Com relação à CPI da Assembleia Legislativa de São Paulo, cabe esclarecer que Basile foi convidado a participar na condição de testemunha, sem que jamais tenha havido qualquer tipo de indiciamento, ou mesmo imputação da prática de ilegalidade. Quanto a informação sobre a busca e apreensão, felizmente o Poder Judiciário vem corrigindo os abusos cometidos ao longo de um processo inconsistente, injusto e eivado de falhas processuais”. Ludhmila Hajjar, como mostrou a nota publicada ontem, embarcou no avião de Alexis de volta para São Paulo horas depois de dizer não ao convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Saúde.

 

Ajuda para os animais

Com os R$ 10 milhões que a Secretaria da Economia repassou para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o Hospital Veterinário Público poderá continuar seu trabalho de atenção aos animais domésticos, com as milhares de consultas, exames e cirurgias feitas por mês na unidade em Taguatinga.

 

Só papos

“Nossa situação é até confortável”

Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara dos Deputados

 

“Essa carnificina só vai acabar quando tirarmos Bolsonaro da presidência da República”

Marcelo Freixo (PSol-RJ), deputado