DRF prende nove envolvidos em explosões de caixas eletrônicos no DF, Minas e Goiás

Compartilhe

A Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) prendeu ontem (11/01) nove suspeitos de participação em explosões de caixas eletrônicos de agências bancárias com atuação criminosa em Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal.

Entre os envolvidos, quatro foram presos em flagrante em Santo Antônio do Descoberto, município do Entorno, com material típico desse tipo de crime: explosivos, artefatos do tipo Metalon de alta potencialidade e os chamados “Miguelitos”, uma espécie de cruz com pregos usada para furar pneus e impedir a perseguição por parte de policiais na fuga depois do crime. Eles também portavam uma metralhadora.

As prisões fazem parte da sexta etapa da Operação Specchio e da primeira etapa da Operação Ostentatio. Duas operações porque os criminosos têm conexões com investigações diversas. Além dos quatro suspeitos presos em Santo Antônio do Descoberto, a equipe da DRF monitorava outros cinco envolvidos em explosões de caixas eletrônicos, também presos ontem.

De acordo com o delgado-chefe adjunto da DRF, João Guilherme M. Carvalho, que comandou a equipe nas prisões, há evidências de que esses criminosos atuavam em 80% das explosões de caixas eletrônicos no DF registradas nos últimos meses. A maioria dos criminosos já tinha envolvimento em outros crimes graves, como roubo, latrocínio e homicídio. Um deles, foragido de um presídio do município de Santa Cruz de Goiás, a 260 quilômetros de Brasília, tinha condenações que somavam penas de 44 anos de prisão.

Um dado grave: o grupo preso pela DRF tem conexões com uma célula do PCC de Uberlândia. Enquanto se discute a proliferação do crime organizado, que tem provocado rebeliões em presídios, como as ocorridas no Amazonas e em Roraima, evitar o ingresso e a atuação desse tipo de quadrilha no Distrito Federal é considerado fundamental pela Polícia Civil.

Nos flagrantes realizados ontem, a Polícia Civil do DF contou com o apoio do esquadrão antibombas da Polícia Federal na neutralização dos explosivos.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

Ibaneis envia à Câmara Legislativa projeto que autoriza uso de imóveis da Terracap como garantia para empréstimo do BRB com Fundo Garantidor

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou nesta noite (20/02) à Câmara Legislativa…

8 horas atrás
  • CB.Poder

Chico Vigilante quer convocar presidente do BRB

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou requerimento de convocação do…

22 horas atrás
  • CB.Poder

TJDFT deve eleger desembargador Jair Soares para a presidência

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios…

24 horas atrás
  • CB.Poder

No desfile em homenagem a Lula, quem ganhou foi a oposição, diz professor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL   À QUEIMA ROUPA: Marcelo Vitorino, estrategista, consultor e professor de marketing…

1 dia atrás
  • CB.Poder

MPDFT requisita abertura de inquérito para apurar conduta de PM que lançou spray de pimenta no deputado Fábio Félix

ANA MARIA CAMPOS O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Corregedoria…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Caldeirão eleitoral no DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux A disputa interna no clã Bolsonaro, que opõe…

3 dias atrás