Eixo Capital // Por Ana Maria Campos
Na bancada do DF, o placar pela manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) foi de 6 x 2. Os deputados Celina Leão (PP-DF), Érika Kokay (PT-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Israel Batista (PV-DF), Júlio César (Republicanos-DF) e Luís Miranda (DEM-DF) votaram a favor da decisão do ministro Alexandre de Moraes, endossada por unanimidade pelos demais ministros do STF. Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Bia Kicis (PSL-DF) defenderam a prerrogativa do colega de expressar a opinião. Ficou clara a articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para se livrar do problema com o deputado falastrão. Flávia Arruda, Celina, Luís Miranda e Júlio César votaram de acordo com a diretriz do Centrão. Érika Kokay e Professor Israel têm posição crítica em relação à postura muitas vezes trogloditas de deputados bolsonaristas. Paula Belmonte explicou que defenderia a imunidade parlamentar no que se refere à opinião. Para justificar seu voto, Bia Kicis citou parecer do jurista Ives Gandra, mas para ela seria difícil adotar outra posição. Ela mesma corre o risco de se ver na mesma posição que o colega do PSL pelas declarações que postou nas redes sociais contra ministros do STF. Bia já chamou o ex-decano do Supremo Celso de Mello de “juiz de merda”.
Uma boa dobradinha forte para as próximas eleições: os irmãos Valdir Oliveira e Chico Leite. Um majoritário e o outro proporcional. Um tem perfil empreendedor. O outro, ligado à Justiça e ética na política. Os dois estão fora da atividade partidária. Mas o tempo pode mudar isso.
A deputada Flávia Arruda (PL-DF) reuniu, nesta sexta-feira (19/2), prefeitos do Entorno com o secretário de Economia, André Clemente. Na linha do trabalho conjunto.
A Comissão de Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou ontem a prorrogação até 31 de março do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis 2020). A votação, em plenário, deve ocorrer na próxima semana.
A oposição de Ibaneis Rocha (MDB) está em campo. Partidos de esquerda divulgaram nota, ontem, pedindo a abertura de investigação contra o chefe do Palácio do Buriti, por suposto favorecimento a advogados em sua gestão, tema de reportagem publicada ontem pela revista Crusoé. Assinam a nota os partidos: Rede Sustentabilidade, PCB, PCdoB, PSB, PSol, PT e UP. A oposição na Câmara Legislativa também se uniu para pedir a instalação de uma CPI para investigar o IGES-DF.
A decisão da Câmara de manter Daniel Silveira no xadrez inibe outros parlamentares que sempre atacam o STF?
“Já disse que me arrependi. E me arrependi, de fato. Não estou sendo demagogo ou hipócrita. Já solicitei aos pares a desculpa, a quem se sentiu ofendido. E também pedi desculpas a todo o povo brasileiro, que assim se sentiu ofendido”
Daniel Silveira (PSL-RJ), deputado preso por ter xingado e ofendido ministros do STF
“Em 28 anos de MP, vi essa cena inúmeras vezes: valentões na hora do crime falam fino quando chega a hora do julgamento”
Wellington Saraiva, procurador Regional Eleitoral em Pernambuco
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…