“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Compartilhe

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios. Mas disse que valores de prejuízo não passam de especulações; e que não há, no momento, ação alguma em curso para transferir dinheiro dos cofres públicos ao BRB

Por SAMANTA SALLUM

O secretário de Economia do Governo do Distrito Federal, Daniel Izaias, afirmou ao Correio que o DF tem robusto patrimônio para socorrer financeiramente o BRB. “O Distrito Federal tem empresas, imóveis. É um estado rico em patrimônio. E, se for necessário, o GDF como a acionista controlador do BRB, poderá ajudar a instituição”, explicou. Citou Terracap, CAESB, CEB entre as empresas controladas pelo GDF.

Izaias afirmou que essa não será a primeira vez que um governo no país tenha de socorrer financeiramente uma empresa ligada a ele. “O governo federal repassou R$ 10 bilhões para salvar os Correios”, apontou. O gestor se referiu ao plano de reestruturação dos Correios, que vai contar com suporte financeiro dos cofres públicos federais.

O secretário, no entanto, criticou o que chamou de  “especulações” sobre possível prejuízo do BRB. Contou que ele não tem acesso a informações do que está sendo tratado internamente no banco. “É preciso esperar os resultados das auditorias. E só o BRB pode falar sobre a real situação. Não há nada ainda definido se será necessário o aporte”, ponderou.

Izaias frisou que o governador Ibaneis Rocha o incumbiu de garantir o controle fiscal do GDF. E que a missão é concluir o mandato sem déficit orçamentário. E que na reunião com Ibaneis não foi tratado BRB.

“O governador determinou expressamente o equilíbrio fiscal do DF. Quer concluir o mandato deixando as contas organizadas”, afirmou o secretário.  Segundo ele, não quer entregar nenhuma bomba-relógio para o próximo governo.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30 no JL ao vivo.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Ministério da Fazenda já teria vetado ajuda ao BRB

O ministro Dário e a governadora do DF se falaram na segunda-feira por telefone  Por…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“O diálogo com quem movimenta a economia brasileira é essencial”, diz Alcolumbre

Por SAMANTA SALLUM  Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Celina cancela festa de aniversário de Brasília e recebe apoio de Manzoni do PL

Por SAMANTA SALLUM  Empossada há algumas horas como governadora do Distrito Federal, Celina Leão, mandou…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Avanzzo encerra operação em Brasília com coleção especial de despedida

Por SAMANTA SALLUM  “Tempo”, coleção que marca os 36 anos da Avanzzo, chega às suas…

1 semana atrás
  • Matéria

Edison Garcia deixa a presidência da CEB IPÊS

Marco Antônio Costa Júnior, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do DF, assume a presidência da…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

Justiça proíbe venda ou uso da Serrinha em operação do BRB

Por SAMANTA SALLUM  A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF concedeu,…

2 semanas atrás