Bares e restaurantes no combate ao desperdício de alimentos

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Coluna Capital S/A de 17 de outubro

Por SAMANTA SALLUM

No início do mês, o governo federal instituiu a Lei nº 15.224, referente à Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PNCPDA). A medida busca ampliar a atuação entre governo, sociedade e iniciativa privada para promoção da segurança alimentar no país. Com o propósito de orientar o setor, a Abrasel criou a cartilha “Como evitar desperdício de alimentos e economizar no seu bar ou restaurante”, que reúne procedimentos práticos para reduzir perdas na operação.

O material é gratuito e aborda desde o armazenamento adequado até o reaproveitamento responsável de alimentos, orientando empreendedores a transformar a gestão em aliada da sustentabilidade. O material está disponível em http://bit.ly/3KZbDr7.

Valor social

“A sustentabilidade começa dentro da cozinha. Quando o empresário controla o estoque, planeja o cardápio e treina sua equipe, ele não está só evitando desperdício, mas também fortalecendo a saúde financeira do negócio. Contudo, mesmo em operações bem planejadas, sobras podem acontecer. Nesse momento, pode ser feita a doação segura e simplificada, e o excedente deixa de ser perda e passa a ser oportunidade de gerar valor social”, reforça Adriana Lara, líder de Educação e Produtividade da Abrasel.

Parceria Heineken para COP30

Em cerimônia realizada na Embaixada dos Países Baixos, em Brasília, o Grupo Heineken e o Governo Federal celebraram as entregas da companhia no Pará, que somam cerca de R$ 10 milhões em investimentos e marcam a presença da empresa na COP30. Entre as contribuições, estão o acesso à água potável para comunidades amazônicas, implementação de floresta urbana em Belém, inclusão produtiva de jovens e apoio à cultura local.

O evento contou com a presença da CEO e diretora executiva da COP30, Ana Toni, secretária de Economia Verde do MDIC, Julia Cruz, e o embaixador dos Países Baixos Aldrik Gierveld, além do Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo Heineken.

“As iniciativas materializam o que acreditamos: sustentabilidade feita em colaboração e com impacto positivo nas pessoas e nos territórios onde estamos presentes”, destacou.

Educação financeira para crianças e adolescentes

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram parceria para fortalecer a qualidade da educação de crianças e adolescentes no Brasil e promover habilidades fundamentais para a transição para o mundo do trabalho, com foco na temática da educação financeira.

A colaboração, que se estenderá até dezembro de 2026, utilizará as plataformas dos programas Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do Unicef para atuar em sete territórios prioritários: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Evitar fracasso escolar

O objetivo é ajudar a romper com ciclos de exclusão, principalmente de estudantes em situação de maior vulnerabilidade, muitos dos quais estão em situação de fracasso escolar. Assinaram o termo de cooperação Joaquin Gozález-Aleman, representante do Unicef no Brasil, e o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira.

Amigos do Sesi Lab poderão ter abatimento do Imposto de Renda

O Sesi Lab lança, na próxima segunda-feira, o programa Amigo do Sesi Lab, voltado para qualquer pessoa interessada em ter benefícios exclusivos, como entrada ilimitada ao museu, acesso antecipado a exposições e participação em eventos especiais.

Um dos grandes diferenciais desse programa é a possibilidade de abatimento da contribuição no imposto de renda. Pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, pessoas físicas que fazem a declaração completa do Imposto de Renda podem destinar até 6% do imposto devido para projetos culturais.

As doações podem ser feitas a partir de R$ 250 anuais para ter os benefícios de amigo do Sesi Lab. “O programa reforça o vínculo entre o público e o museu, ao mesmo tempo em que contribui para a manutenção das atividades”, afirma Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do Sesi.

Fazenda da Matta entra em nova fase com mais sócios

O sofisticado empreendimento Fazenda da Matta, em Pirenópolis (GO), acaba de ganhar novo impulso com a entrada dos empresários Leandro Vaz, Jean Oliveira e Ravell Nava em sua estrutura societária. O trio, conhecido pela atuação nos setores de saúde, educação e mercado imobiliário, passa a integrar o projeto ao lado dos idealizadores Felipe e Marcelo Maldonado, reforçando o capital, a gestão e a visão estratégica da incorporadora.

A movimentação marca o início de nova fase para o condomínio de luxo, que combina natureza e arquitetura autoral. Leandro, nome de prestígio no meio médico e empresarial de Brasília, une forças a Jean, ex-diretor da Brasal e fundador da HOME, e a Ravell, CEO da BRL. O empreendimento tem assinatura de Denise Zuba, paisagismo de Depierie haras desenvolvido por Doda Miranda.

Mais duas concessionárias Omoda & Jaecoo

Após a primeira concessionária Omoda & Jaecoo, inaugurada em abril último no Aeroporto de Brasília, a Primavia, revendedora exclusiva das marcas no Distrito Federal, anunciou a inauguração de mais duas lojas. Serão no SIA, no final deste mês, e no Park Sul, em novembro.

O anúncio reflete as boas vendas realizadas até o momento, acima das expectativas do grupo, e foi feito no lançamento oficial no Brasil dos novos modelos SUVs, o Omoda 5 híbrido e o Omoda 7 híbrido plug-in, realizado em Brasília (na CASACOR Brasília) e que contou com a presença do diretor da divisão brasileira da Omoda e da Jaecoo no Brasil, Hu Peng, com Thiago Marques, José Carlos Dourado e Marcos Chaim.

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Tags: #Abrasel #AdrianaLara #CNSeg #desperdício #Heiniken #sustentabilidade #Unicef

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