Missão da CNI aos EUA vai negociar ampliação da lista de exceções ao tarifaço

Compartilhe

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis”, José de Alencar

Coluna Capital S/A de 22 de agosto

Por Samanta Sallum

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, apresentou ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a agenda da missão empresarial que será realizada em Washington, em 3 e 4 de setembro. A iniciativa reunirá associações setoriais, federações estaduais e grandes empresas, com o objetivo de ampliar o diálogo com o governo e o setor produtivo norte-americano. A estratégia é buscar novas exceções à regra, ampliando o rol de produtos com tarifas reduzidas.

Para tanto, a CNI propõe uma articulação que contemple resposta e acompanhamento da investigação 301 e engajamento nos EUA com públicos de interesse, com intuito de criar canais de diálogo entre os dois governos.

Defesa brasileira

A defesa do Brasil será conduzida, em Washington, pelo embaixador Roberto Azevêdo, em articulação com escritórios especializados em lobby e com o apoio da embaixada.

Acelerar processo

“Nosso objetivo é sensibilizar o lado americano, levando propostas concretas de interesse mútuo, de forma a acelerar as negociações e incluir setores relevantes, mesmo aqueles com menor peso financeiro, mas grande representatividade industrial”, explicou.

Associações de diversos setores

A comitiva será composta por dirigentes de associações de diversos setores — máquinas e equipamentos (Abimaq), têxtil (Abit), alumínio (Abal), carnes (Abiec), madeira (Abimci), café (Cecafé), couros (CICB), entre outros. Empresas como Tupy, Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy também já confirmaram presença.

Movimento contrário à fusão entre Petz e Cobasi

Membro da Comissão de Defesa do Consumidor, a deputada federal Gisela Simona (União-MT) se reuniu com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para tratar da fusão entre Petz e Cobasi. Durante o encontro, o presidente do órgão, Gustavo Augusto Freitas de Lima, indicou o conselheiro José Levi, relator do caso, para participar de uma nova reunião, a ser promovida pela Câmara dos Deputados, ainda em agosto, com um grupo ampliado de deputados ligados à causa da proteção animal.

Gisela entregou uma nota técnica elaborada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo), em parceria com o Instituto Caramelo, que aponta riscos de concentração de mercado e prejuízos aos consumidores, caso a fusão se concretize.

GS1 Brasil na Expo Osaka

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, está de férias de suas atribuições do Executivo e a trabalho no Japão, pela Associação Brasileira de Automação — GS1 Brasil, entidade da qual é vice-presidente de Relações Governamentais. Ele foi participar da Expo Osaka 2025, na ilha artificial de Yumeshima, com toda a equipe da GS1, chefiada por seu presidente, João Carlos de Oliveira. “Participar da Expo é uma experiência incrível. A cada edição, ela traz um tema central, desafiando os países participantes a propor soluções visionárias para enfrentarmos os desafios do presente e a projetar um futuro mais humano, conectado e sustentável”, explica José Humberto.

Festival Mistura Geral

Com apoio do GDF e realização do Instituto Transforma, o Teatro dos Bancários (EQS 314/315) abre as portas para o Festival Mistura Geral, de 5 a 7 de setembro. Nesta 4ª edição do projeto, ganha destaque a diversidade cultural brasileira por meio de eixos como ancestralidade, Amazônia e protagonismo feminino. A programação traz nomes nacionais, como Paula Lima (sexta-feira, 5/9 — foto), homenageando Rita Lee; Saulo Duarte (sábado, 6/9), no “Baile do Terceiro Mundo”; e a lendária Virgínia Rodrigues (domingo, 7/9), que encerra o evento unindo raízes afro-brasileiras e erudição com sua voz. Ingressos pelo Sympla.

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h10 no JL ao vivo.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Cobasi #desenvolvimento #economia #ExpoOsaka #GeraldoAlckmin #guerracomercial #guerratarifária #MisturaGeral #Petz #RicardoAlban #serviços #tarifaço CNI comércio Indústria

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Palavras que voam: exposição celebra 50 anos do Dicionário Aurélio*

Por SAMANTA SALLUM  O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…

20 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

ITBI terá nova forma de cálculo com lei promulgada pelos deputados distritais

Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Programa Acredita para pequenos negócios alcançará R$ 10 bilhões em crédito

Por SAMANTA SALLUM  Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“Instalei hoje auditoria externa e independente”, diz presidente do BRB em reunião com empresários do DF

Por SAMANTA SALLUM  Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Alerta ao Banco Central, Anatel e governo para combate a golpes digitais em idosos

Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Aprovação do PDOT dá sinal verde para regularização de 28 regiões

Coluna Capital S/A de 28 de novembro  Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…

1 semana atrás