“Foi reduzido em mais de 40% o impacto do tarifaço”, afirma presidente da Fibra

Compartilhe

Apesar disso, o momento ainda é tenso, segundo Jamal Bittar, devido à “impetuosidade do governo norte-americano na tentativa de influenciar em processos internos do Brasil

Por Samanta Sallum

O presidente da Fibra e vice-presidente da CNI para o Centro-Oeste, Jamal Bittar, disse à coluna que numa avaliação preliminar que o tarifaço veio mais tênue se considerada a ameaça inicial. “Ainda é difícil mapear a razão do recuo, mas é fato que as questões macroeconômicas entre Estados Unidos e Brasil influenciaram no anúncio de hoje. É uma lista ampla, que, segundo estudos preliminares, pode reduzir em mais de 40% o impacto inicialmente estimado”, explicou.

Para os produtos tarifados, ainda podem ocorrer ajustes, com parte dos custos sendo absorvidos pela produção, parte sendo negociada e outra parte, repassada para o consumidor nos Estados Unidos.

A preocupação, no entanto, continua. Segundo Bittar, ainda se pode esperar surpresas de Trump.

“Ainda não ficamos tranquilos, considerando a impetuosidade do governo norte-americano, que pode voltar a pesar em tarifas contra o Brasil em razão não da economia, mas da tentativa de influenciar em processos internos do país. O pacote apresentado foi menos ruim que o esperado, e precisamos acompanhar a sequência dos movimentos de importação e de exportação e a postura do governo brasileiro.”

Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Brasil #DonaldTrump #economia #EstadosUnidos #EUA #exportação #governofederal #guerratarifária #importação #JamalBittar #Lula #soberanianacional #tarifaço #Trump CNI Fibra

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Indústria reage decepcionada com Banco Central: “Economia brasileira é penalizada”

45% do setor projeta alta do endividamento bancário nos próximos três meses  Por SAMANTA SALLUM…

1 hora atrás
  • Coluna Capital S/A

Juíza manda governo parar de patrocinar redes sociais pelo fim da 6×1

Justiça determina ao governo federal que suspenda  anúncios pagos sobre mudança na escala de trabalho.…

21 horas atrás
  • Sem categoria

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a renegociar dívidas

Serão destinados R$ 100 milhões para amortizar endividamento de até 250 mil empresas do setor…

24 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final das inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por SAMANTA SALLUM  As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026 estão…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

Flávio Bolsonaro, Caiado e Zema confirmam encontro na Confederação da Indústria

Por SAMANTA SALLUM  A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um chamamento aos pré-candidatos à…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

DF é destaque em premiação nacional do setor atacadista

Grupo Dia a Dia e Sobebe Distribuição receberam troféus entre as maiores e melhores empresas…

3 dias atrás