Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
O empréstimo está aprovado pelo board do banco desde dezembro de 2024, estimado em 77 milhões de euros. Mas falta previsão para liberar efetivamente os recursos
Por Samanta Sallum
O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, participa, nesta sexta-feira e no sábado, da 10ª reunião anual do conselho do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, realizada no Rio de Janeiro. Durante o encontro, Garcia se reuniu com Aguinaldo Barbieri, recém-empossado como diretor regional do NDB no Brasil, quando reforçou a importância da efetiva liberação do financiamento para a construção de uma usina fotovoltaica com capacidade superior a 100 MW, parte do projeto Brasília Capital da Iluminação Solar.
Barbieri afirmou que a instituição irá empenhar esforços para agilizar os trâmites para disponibilidar os recursos.O presidente da CEB também conversou com a presidente do banco, Dilma Rousseff, sobre o projeto.
O empréstimo está aprovado pelo board do banco desde dezembro de 2024 e deve ser na ordem de 77 milhões de euros, para a construção de no mínimo 100 MWP de potência. Porém, a liberação dos recursos para viabilizar a construção da planta de geração fotovoltaica ainda está pendente de deliberação por parte do NDB.
O projeto da CEB é uma grande iniciativa para a eficiência energética do DF, com previsão de construção de uma usina fotovoltaica com capacidade superior a 100 MWp. A meta é reduzir significativamente o consumo de energia elétrica nos edifícios governamentais do GDF, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e do Palácio do Planalto.
Edison Garcia também reuniu com Hua Han, Secretaria Geral do Beijing Club for International Dialogue, dedicado a promover o diálogo e o entendimento mútuo entre líderes políticos internacionais, acadêmicos e especialistas em diversos segmentos e que tem planos de estabelecer bases para atuação no Brasil.
O encontro do NDB, que reúne ministros, empresários e representantes da sociedade civil, tem como foco a discussão sobre inovação, cooperação internacional e o papel estratégico das instituições financeiras multilaterais no desenvolvimento do Sul Global — grupo de países em desenvolvimento que busca maior protagonismo na economia mundial.
Acompanhe a Capital S/A na TV Brasília todas as terças e quintas-feiras, 18h30, no JL ao vivo.
“Não existe solução única que atenda de forma igual a todos os setores produtivos”, aponta…
Jacques Veloso afirmou à Capital S/A que não houve contradição entre vídeo divulgado e parecer…
Por SAMANTA SALLUM O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, decidiu…
Por SAMANTA SALLUM O Governo do Distrito Federal (GDF) está fazendo um inventário patrimonial com…
Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…
Por SAMANTA SALLUM Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro A projeção para o comércio…