Por Samanta Sallum
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que vai prorrogar para 1º de março de 2026 a entrada em vigor da Portaria nº 3.665/2023, que trata das regras para o trabalho em feriados no setor do Comércio. “Mantendo o diálogo social, e após conversar com o presidente da Câmara dos Deputados e com as lideranças, decidi prorrogar a portaria, garantindo um prazo técnico para consolidar as negociações”, afirmou o ministro.
A nova data será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18 de junho de 2025.
Publicada originalmente em novembro de 2023, a portaria tem como objetivo restabelecer a legalidade quanto ao trabalho em feriados, conforme determina a Lei nº 10.101/2000, alterada pela Lei nº 11.603/2007.
De acordo com essa legislação, o funcionamento do comércio em feriados depende de autorização prevista em convenção coletiva entre empregadores e trabalhadores, além da observância da legislação municipal.
A medida, segundo Marinho, “corrige” uma distorção introduzida durante o governo anterior, do então presidente Jair Bolsonaro, quando a Portaria nº 671/2021 passou a autorizar unilateralmente o trabalho em feriados, contrariando a legislação vigente.
“Ao reafirmar a exigência de convenção coletiva, o governo reconhece e valoriza a negociação coletiva como pilar das relações de trabalho e instrumento legítimo para o equilíbrio entre os interesses de empregadores e trabalhadores”, justifica o ministro.
As entidades empresariais que representam o comércio, como a CNC e CACB, tinham criticado a portaria e pediram ao ministério para reavaliar a medida, porque tinha efeitos negativos. Um deles afetava o turismo, pois nos feriados há mais circulação de pessoas que buscam comércio aberto.
Após polêmica sobre sinalização de aportes do governo do DF em socorro ao banco, BRB…
Por SAMANTA SALLUM Começou a rodada de eleições para a direção dos 27 sindicatos empresariais…
Por SAMANTA SALLUM Em meio a um cabo de guerra dentro do BRB e depois…
Por SAMANTA SALLUM Está em altíssima tensão o clima dentro do BRB, mais especificamente no…
Por SAMANTA SALLUM A segunda fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na manhã hoje, reacendeu…
Edison Garcia, presidente da Companhia Energética de Brasília – CEB Holding, foi indicado pelo GDF…