Empresas alertam governo sobre alto endividamento dos trabalhadores

Compartilhe

Consignado CLT: Dados do setor supermercadista revelam que mais de 40% dos colaboradores aderiram ao programa, comprometendo até 30% do salário bruto.

Por Samanta Sallum

Em reunião realizada ontem, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, representantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do varejo alimentar brasileiro alertaram para os efeitos negativos do programa de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada. Lançado recentemente pelo governo federal, o modelo tem gerado preocupações em razão dos juros praticados, que já ultrapassam 17% ao mês.

Dados de empresas do setor supermercadista revelam que mais de 40% dos colaboradores aderiram ao programa, comprometendo até 30% do salário bruto. Segundo a Abras, o resultado tem sido o aumento do endividamento das famílias e um risco direto à formalização do emprego.

Parcelas impagáveis

“O crédito consignado, da forma como foi lançado, precisa ser revisto com urgência. Temos visto parcelas impagáveis, juros superiores aos do cartão de crédito e famílias sendo empurradas para a informalidade. Isso é grave e afeta toda a economia”, afirmou João Galassi, presidente da Abras.

“Vamos precisar dialogar muito sobre esse tema com trabalhadores, bancos e sindicatos, pois temos uma ferramenta importante para ajudar as famílias, mas é fundamental que todos saibam usá-la com responsabilidade”, disse o ministro Marinho.

samantasallum

Publicado por
samantasallum
Tags: #Abras #economia #empréstimo #endividamento #governofederal #inadimplência #informalidade #JoãoGalassi #LuizMarinho #responsabilidade #trabalho dívida Emprego

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

“Diretor da Anvisa que cuida de suspensão foi indicado pelo governo Bolsonaro”, diz Padilha sobre caso Ypê

Decisão de suspender venda de produtos da Ypê trouxe à tona acirrada disputa política e comercial no…

1 dia atrás
  • Coluna Capital S/A

STF derruba lei do DF que restringia portarias virtuais em condomínios

Cerca de 800 condomínios já utilizam o sistema na capital  Por SAMANTA SALLUM  O plenário…

2 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Reforma Tributária: os novos prazos para optar pelo Simples Nacional

Coluna Capital S/A de 07 de maio  Por SAMANTA SALLUM  Uma resolução antecipou para setembro…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Dia das Mães sofre efeitos da guerra, do crédito caro e do endividamento das famílias

Projeção de faturamento do comércio é de R$ 14,47  bilhões. Mas setor avalia que diversos…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Continuaremos apoiando o BRB, mantendo o pagamento dos salários do Sesc e Senac no banco”, afirma Fecomércio

Por SAMANTA SALLUM  As folhas salariais do sistema S, vinculado à Federação do Comércio de…

1 semana atrás
  • Coluna Capital S/A

“Quem tem de resolver o problema do BRB é o GDF”, sentencia ministro da Fazenda

O chefe da área econômica do governo Lula afirmou que a conta dos prejuízos do…

1 semana atrás