Quantidade de famílias inadimplentes também é alta na capital federal e está bem acima da média nacional
Por Samanta Sallum
O endividamento do brasiliense subiu, e a inadimplência recuou no DF, porém está bem acima da média nacional. A capital federal registrou aumento no índice de famílias endividadas, embora tenha havido uma nova retração na inadimplência. Cresceu em 1,8% no número de endividados em relação a março, passando de 66,7% para 67,9% das famílias — o equivalente a mais 13.259 domicílios, totalizando 723.342 pessoas.
Os dados são de levantamento da CNC referentes a abril. No comparativo nacional, o DF apresenta taxa de endividamento 9,7 pontos percentuais inferior à média do Brasil. No entanto, registra 10,9 pontos acima na proporção de famílias com contas em atraso (que é de 29%) e 5,7 pontos acima no percentual de inadimplentes que afirmam não ter condições de pagamento.
Melhora na capacidade de pagamento
Apesar da elevação no número de endividados, a proporção de famílias que não conseguirão quitar seus compromissos recuou de 18,6% para 18,1%, o menor patamar desde junho de 2024. Porém, acima da média nacional, que é de 12,4%.
Alerta sobre dívidas
O índice de inadimplência no DF apresenta queda pelo quarto mês consecutivo. O dado positivo, contudo, convive com um alerta: “Embora o índice de inadimplência esteja em queda, permanece elevado, ainda na casa dos 40%, distante dos 29,4% registrados em abril do ano passado”, explicou à coluna o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido Freire.
Consumo consciente
“O aumento no endividamento, quando acompanhado de queda na inadimplência, indica um consumo mais consciente e compatível com a recuperação gradual da renda e do emprego”, completa Freire.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…